Business -

Como se diferenciar no home office em momento de quarentena

19 de Março de 2020

Pedro Superti é especialista em diferenciação e explica que foco no resultado é mais importante do que o processo

O avanço do novo coronavírus no Brasil fez com que muitas pessoas mudassem de rotina, inclusive no trabalho. Diversas empresas estão aderindo ao home office para evitar que seus funcionários saiam de casa, seguindo as recomendações mundiais de distanciamento e isolamento social para evitar a propagação da doença.

Para Pedro Superti, referência nacional em marketing de diferenciação, como muitas empresas estão incentivando o trabalho de casa, o empreendedor que quiser se destacar terá de saber como fazer a diferença. “Não importa se você está na sede da sua empresa, na sua casa ou em algum outro lugar do mundo. É possível competir com o resto do mercado e continuar registrando números positivos mesmo se o trabalho for feito de forma remota”, afirma.

Na visão do especialista, a quarentena forçou o mercado a enfrentar não apenas uma mudança técnica, mas também uma mudança de mentalidade. Em muitas empresas a equipe ainda é monitorada com um comportamento característico da Era Industrial, com um supervisor ou gerente de olho nos funcionários para garantir que todos sejam produtivos.

“Esse comportamento já está ultrapassado faz tempo. O colaborador precisa fazer parte da equipe porque ele acredita na missão da empresa e está motivado a fazer um bom trabalho. É responsabilidade do empreendedor saber filtrar os candidatos e escolher as pessoas certas não só para a função, mas para ser parte do time da empresa”, diz Superti. Agora, com os funcionários trabalhando de casa, o empreendedor tem novas tarefas: saber delegar atividades, administrar a equipe a distância, monitorar resultados e confiar que o colaborador cumprirá prazos e será produtivo mesmo sem ninguém para cobrá-lo durante o processo.

"É justamente nessa parte que a maioria dos empresários pecam. O colaborador não tem que ser cobrado durante seu processo de trabalho, ele deve ser cobrado nos resultados. Quanto mais à vontade o funcionário estiver para desenvolver o trabalho de forma livre, trabalhando do seu próprio jeito, mais ele será produtivo”, garante. Superti comanda uma equipe com praticamente 50 funcionários, sendo que todos trabalham de forma remota. Todo o trabalho é feito pela internet e cada funcionário faz seu próprio horário, sempre respeitando os prazos e metas da empresa.

Para que o trabalho home office tenha resultado, o empreendedor precisa ser claro ao passar novas tarefas, deixando o funcionário livre para executá-las da maneira que julgar correto - Superti orienta que sejam combinados horários fixos diários de entrega, por exemplo, sempre no final do dia. Assim, o funcionário pode usar seu dia da forma como preferir desde que entregue o trabalho no horário combinado.

Outro ponto que deve ser levado em conta é entender que essa é uma mudança para todos: da mesma forma que o empresário terá de se adaptar, o funcionário também vai enfrentar a mesma fase de mudanças. “A rotina mudou para todo mundo. As pessoas vão trabalhar em casa com uma série de distrações, como filhos, animais de estimação e demandas do lar que não faziam parte da equação quando o trabalho era no escritório”, explica. Por isso, é fundamental que a empresa seja paciente para respeitar o período de adaptação da equipe dentro desse novo contexto.

Mas não estamos falando de um quadro temporário. Para Superti, essa será uma mudança permanente que irá alterar a configuração de muitas empresas. O home office traz uma série de benefícios, como não perder mais tempo no trânsito, economizar com o deslocamento e refeições. Além disso, muitos funcionários reconhecem que sua produtividade é melhor e mais efetiva em casa, fatores que contribuem para que o home office vire uma rotina.

“Muitos empresários estão achando que essa é apenas uma fase, mas é preciso entender que os hábitos vão se alterar drasticamente a partir de agora e muitos trabalhadores não vão ver mais necessidade de estar presencialmente no escritório e com razão. A qualidade de vida dos que trabalham em casa é muito maior e essa vai se tornar uma necessidade na vida das pessoas. A empresa que não souber se adaptar e responder a essas demandas corre o risco de perder boa parte dos seus talentos”, finaliza.

Sobre Pedro Superti

Pedro Superti é especialista em Marketing de Diferenciação e criador do Fator X, melhor e mais avançado método de diferenciação do Brasil. Fundador e CEO da Para o Alto e Avante, em mais de 20 anos de experiência já ajudou mais de dez mil clientes a dominarem o mercado usando técnicas de diferenciação e posicionamento que geraram mais de R$700 milhões em acréscimo de vendas diretas. Desenvolveu diversos cursos que são sucessos, como Fator X, Magic, Imersão Magic nos Estados Unidos, Clientes Infinitos, Mentoria Freedom. Além disso, é palestrante e criador do maior evento de diferenciação de negócios do mundo, o Fator X Live, que reúne milhares de empreendedores do mundo todo anualmente. Ao ensinar os clientes a venderem não apenas um produto ou serviço, mas sim um propósito, Superti ensina como tornar a concorrência irrelevante. Ele acredita que através do empreendedorismo é possível mudar a vida das pessoas e fazer do mundo um lugar melhor.

Site: https://pedrosuperti.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/pedrosupertioficial/

Instagram: https://www.instagram.com/pedrosuperti/

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCFsWuKSvaK3IG1fcoxpVLCw

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/pedrosuperti/?originalSubdomain=br

Comentários
Assista ao vídeo