Viver - Saúde

Perda do olfato e do paladar podem ser sintomas de coronavírus

23 de Março de 2020

Os principais sintomas de quem está com o novo coronavírus (covid-19) é tosse seca, febre e falta de ar, mas estudos recentes descobriram que existem outros indicativos de que um paciente está contaminado.

Segundo a Academia de Otorrinolaringologistas dos EUA, a perda ou diminuição da capacidade de sentir cheiros e sabores pode ser considerado sinal de alerta.

A academia norte-americana orienta que esses sintomas podem ser suficientes para os médicos fazerem o isolamento do paciente, desde que não seja um caso de alergia ou sinusite, por exemplo.

"Queremos realmente conscientizar que isso é um sinal de infecção e que qualquer pessoa que desenvolva perda do olfato deve se isolar", escreveu em um email a professora Claire Hopkins, presidente da British Rhinological Society. "Isso poderia contribuir para diminuir a transmissão e salvar vidas".

Segundo reportagem publicada New York Times, os médicos italianos que atuaram nas áreas mais afetadas pela doença relatam casos de pacientes que testaram positivo e que tiveram a perda de paladar e de olfato. Além disso, apesar desses sintomas, pessoa ainda tinha a aparência saudável e sem tosse ou febre.

A matéria do jornal norte-americano cita ainda um estudo da Coréia do Sul que revelou que 30% de uma amostragem de 2.000 pacientes apresentaram resultado positivo para o covid-19 relataram a dificuldade de sentir cheiros e sabores.

Comentários
Assista ao vídeo