Cultura - Cinema

Maverick Kang Jr – o jovem dublê de ação que iniciou sua carreira em Bollywood

27 de Março de 2020

O nome dele é Maverick Kang Jr, um ator que se especializou como dublê de ação e acrobata, e que iniciou sua carreira nesse mercado em Bollywood. Para quem não conhece, essa é uma indústria de cinema de língua hindi, a maior indústria de cinema indiana, em termos de lucros e popularidade a nível nacional e internacional. O nome Bollywood surgiu da fusão de Bombaim (antigo nome de Mumbai, cidade onde se concentra esta indústria) e de Hollywood (distrito da cidade de Los Angeles, na Califórnia, situado a noroeste de Downtown Los Angeles – local que possui grande importância na constituição da identidade cultural dos Estados Unidos e se tornou famoso mundialmente pela concentração de empresas do ramo cinematográfico).

Bollywood é considerada uma das maiores indústrias cinematográficas do mundo. Por mais que não tenhamos o hábito de ver filmes Indianos no Brasil, a Índia tem uma longa tradição em cinema e ostenta hoje a indústria do ramo mais produtiva do mundo: são cerca de 1.200 filmes por ano que geram uma receita de mais de US$ 3,5 bilhões. Em 2009, essa região ficou bem conhecida depois que o filme “Quem quer ser um milionário?” ganhou oito categorias do Oscar. O longa metragem indiano venceu nas categorias melhor filme, diretor, roteiro adaptado, fotografia, mixagem de som, edição, trilha sonora original e canção original.

“O primeiro trabalho que desenvolvi como ator não foi como dublê. Fiz uma pequena participação em um filme para Netflix, o filme é o “Da 5 Bloods” de Spike Lee. Foi um trabalho bem interessante, admiro muito o trabalho do diretor e roteirista. Mas somente depois desse trabalho que eu passei para atuar como dublê. Tudo começou em um filme Indiano, no qual interpretei um soldado, um lutador. O nome do filme é RRR. Uma experiência maravilhosa! De fato, me apaixonei pela profissão de dublê e descobri minha verdadeira vocação”, conta Mav, como ficou conhecido no meio artístico.

“Foi surpreendente! Tudo aconteceu muito rápido. Certamente omix desencantamento pela adrenalina, habilidades adquiridas por conta de anos como praticante de jiu-jitsu brasileiro e por ter sido do exército dos Estados Unidos – atuante em guerras – tive grande facilidade com as atividades de risco. Durante o próprio trabalho, eu aprendi o básico com alguns dos mentores e coreógrafos dublês veteranos. Depois disso, evoluí as técnicas aprendidas e diversas acrobacias com um grupo de dublês estrangeiros em Bangkok, na Tailândia. Nos encontros realizamos combates, parkour, reações e quedas.Além disso, me especializei em Atlanta, na Geórgia”, destaca Maverick Kang Jr, o Mav.

Apesar de jovem, a lista de produções do artista é bem extensa:

“Da 5 bloods”, 2019 – Ator no filme do diretor e roteirista premiado Spike Lee, Netflix.

“ go ンゴーの樹の下で” (Mango no Kinoshitade), 2019 - ator na série especial de TV da NHK, no Japão.

“RRR”- filme de Bollywood, 2019 – ator e dublê.

“The Challenge”, 2019 – dublê para o reality show da MTV.

“CB12 Mouthwash”, 2019 – atuação comercial (acrobata).

“The Serpent”, 2019 – ator em série de TV britânica.

“Finding Ohana”, 2019, Netflix – ator substituto (personagem principal).

“Finding Ohana”, 2019, Netflix – dublê.

“Kate”, 2019, Netflix – ator.

“Q Prasarnmit Condo”, 2019 – atuação comercial.

“Kotigobba 3”, 2019 – dublê.

“Avensi Coffee Cup”, 2020 – atuação comercial.

“Coldeeze TVc”, 2020 – personagem principal.

“Nestle TVC”, 2020 – atuação comercial.

“Oppo TVC”, 2020 – atuação comercial (acrobata).

“Centara Hotel Group”, 2020 – atuação comercial.

“Yamaha”, 2020 – atuação comercial.

“Blue Voyage Thailand”– atuação comercial.

“Huawei”, 2020 – atuação comercial.

Acompanhe a carreira do ator, acrobata e dublê através da página: https://www.instagram.com/mavkang/

Comentários
Assista ao vídeo
cture-in-picture" allowfullscreen>