Viver - Esporte

O judoca Leve Paulo Ricardo Alves M1 fala sobre seus desafios diários

6 de Abril de 2020

A missão de conciliar uma profissão de alto risco como a de uma policial militar, um curso diurno como Odontologia e excessivos treinamentos para competições que requer alto rendimento, não é fácil, mas, isso não impede do Atleta, policial militar, casado e estudante de odontologia Paulo Ricardo a seguir o seu caminho e sonhos. Paulo, natural de Itabuna-Ba cursa Odontologia na faculdade  União Metropolitana de Educação e Cultura ( UNIME-Itabuna), serve na Companhia Independente de Policiamento Tático- Rondesp Sul comandada pelo Tenente- Coronel Marinho e é judoca da seleção brasileira (Veterano).

Porque a Odontologia? porque ser Policial militar? porque judô?
Paulo Ricardo : A odontologia foi meio que algo divino, nunca sonhei em ser Dentista, porém após minha cirurgia no joelho fiquei em casa com minha esposa vendo séries e uma delas falava sobre a origem das ciências médicas e meio que como surgiu a Odontologia, logo fiquei fascinado, então busquei ver onde tinha uma boa faculdade e aí dei início as aulas. Minha primeira aula foi com o Professor Rafael Zetehaku, a aula do cara foi tão boa e explicativa, que passei a gostar do curso e principalmente o início de um novo desafio. Hoje posso dizer que eu e o professor somos amigos e ele agora treina Judô comigo e eu aprendo Odontologia com ele até hoje.

Sobre ser Policial
Paulo Ricardo : Como sempre pratiquei artes marciais, sempre tive dentro de mim a disciplina marcial, isso foi fator fundamental para que eu escolhesse uma profissão a qual minhas qualidades e esforços fossem valorizadas. Dessa forma, a polícia me mostrou um mundo que jamais pensei que conheceria entende? A polícia é algo que todas as pessoas deveriam entrar para conhecer o mundo a fora, amadureci nela, aprendi nela e fiz e ainda faço amizade com os melhores homens e mulheres que já conheci, são meus camaradas, exemplos!

Porque o Judô?
Paulo Ricardo : O Judô é algo fantástico, sabe quando você vai fazer algo bem difícil que parece muito difícil? sabe jogar xadrez? O xadrez você apenas precisa ter paciência e inteligência e saber fazer uma boa jogada né isso? Respondido a sua pergunta, o Judô é arte mais difícil que já vi, então me interessei pois o que é difícil te fortalece e considero o Judô um Xadrez humano, onde envolve todas as mesmas características e pior, tem golpes! Mas, não só isso, considero o Judô uma ferramenta que Deus me deu, então minha arte molda o meu caminho, fazendo-me tornar o próprio caminho, minha filosofia de vida.

Como é fazer tudo isso sem sentir desânimo ou preguiça?
Paulo Ricardo : Impossível !todos nós sentiremos desânimo, preguiça, mal estar e se perguntar todos os dias o porque de tudo isso. Porém, eu tenho um sonho assim como todas outras pessoas e para realizar os sonhos é necessário partir para luta, mesmo com preguiça, desânimo e mal estar, é simplesmente acordar no horário marcado e deixar o dia rolar, fazer o que tudo foi planejado e com o tempo isso se torna uma rotina e uma disciplina, mostrando da nossa capacidade frente aos obstáculos. Jesus carregou sua cruz e nos mostrou o sacrifício não apenas para salvar nossas vidas físicas, mas para mostrar que devemos carregar nossa cruz e se sacrificar para realizar nossos sonhos, não tem outro caminho, é arregaçar as mangas e partir pra cima.

Paulo já possui em suas redes sociais 7 mil seguidores e a partir dela mostra sua rotina, dedicação e motiva as pessoas a buscarem seus sonhos.

@paulorick_73

Comentários
Assista ao vídeo