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Coca-Cola FEMSA Brasil comercializa nova bebida de açaí com banana de caráter sustentável

25 de Setembro de 2013

Uma bebida deliciosa que possui todos os benefícios nutricionais das superfrutas e, ao mesmo tempo, é capaz de desenvolver as comunidades extratoras de açaí do Amazonas. Trata-se da Del Valle Reserva Açaí + Banana, que faz parte de um projeto da Coca-Cola Brasil e conta com a distribuição da Coca-Cola FEMSA Brasil nos Estados de São Paulo e Minas Gerais.

O produto traz como conceito uma linha especial de néctares Del Valle que visam mixar a riqueza nutricional do açaí, grande fonte de zinco e magnésio, às frutas que possuem boa concentração de nutrientes, caso da banana, que será adicionada em polpa ao Reserva e o adoçará naturalmente. Desta forma, o seu valor calórico fica reduzido a 93 calorias por 200 ml. Inicialmente, a distribuição da Coca-Cola FEMSA Brasil acontece em algumas das principais redes supermercadistas dos Estados de São Paulo e Minas Gerais.

De acordo com a coordenadora de Marketing de Categorias, Mireile Carui, da Coca-Cola FEMSA Brasil, o produto é o resultado de um novo e bem-sucedido projeto de cadeia produtiva, que começa com os extrativistas e população ribeirinha do Rio Amazonas, até chegar à mesa do consumidor. “Estamos orgulhosos em fazer parte desse processo e desse novo suco. Queremos que todas as vezes que o consumidor beber o Del Valle Reserva, se lembre de que isso começou com os extrativistas da Amazônia que recebem apoio por meio do programa Coletivo, e que resultou nesse delicioso e típico produto brasileiro”, comenta.

Desenvolvida pelo laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento da Coca-Cola no Rio de Janeiro, um dos cinco centros de pesquisa avançada da marca ao redor do mundo, a bebida chega ao mercado em embalagens Tetrapack de 1 litro e de 250 ml, com imagens que remetem à origem do açaí.

O projeto, chamado de “Coletivo Floresta”, proporcionará assistência técnica aos extratores, de modo a desenvolver as comunidades e dar acesso a uma cadeia de preços justos a todos os envolvidos. Outro importante ponto é o respeito à cultura e às tradições locais, que tem por objetivo ajudar na conservação da biodiversidade da Floresta e gerar bem-estar social para as comunidades ribeirinhas. A expectativa é que o empreendimento impacte diretamente 600 famílias extrativistas e, indiretamente, 1200, em cerca de 50 comunidades.

Sobre o “Coletivo Floresta”

Este é um dos projetos mais ambiciosos de valor compartilhado – geração de benefícios para a sociedade através da criação de valor econômico para uma empresa - já implementado pela iniciativa privada no país.

Firmado por meio do selo Reserva, a parceria da Coca-Cola Brasil com o governo do Estado do Amazonas foi endossada por 16 instituições empresariais e não-governamentais, entre elas a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), agência de implementação da cooperação alemã para o desenvolvimento.

Um time local vai auxiliar na articulação de parcerias, além de fornecer treinamentos sobre cidadania e workshops nas comunidades. As primeiras unidades do “Coletivo Floresta” serão instaladas nos municípios de Manacaparu e Carauari, que possuem agroindústrias credenciadas pela Coca e seguem os critérios internacionais de qualidade da empresa.

O programa Coletivo Coca-Cola está presente em 150 comunidades de todo o Brasil e impacta a vida de mais de 50 mil pessoas desde 2009.

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