Business -

Aumenta demanda por Peritos Grafotécnicos

20 de Abril de 2020

Muitos reclamam dos excessos burocráticos que ocorrem no Brasil. No país, boa parte dos procedimentos jurídicos, que envolvem algum tipo de contrato ou trâmite de documentação, precisam passar por uma série de averiguações e avaliações. Normalmente, além de encarecer os processos, a burocracia também aumenta a lentidão do sistema.

Contudo, tudo isso acontece numa tentativa de comprovar a legitimidade da documentação – criando mecanismos para dificultar a ocorrência de fraudes. Ainda assim, mesmo com toda a burocracia, os fraudadores encontram brechas no sistema para burlar as autoridades e criar falsificações.

Para combatê-los, a tecnologia tem sido uma aliada cada vez mais presente entre os profissionais da área - visando acabar ou, de algum modo, minimizar as possibilidades de sucesso por parte dos falsários, diminuindo as vulnerabilidades do sistema. Nesse meio, a Perícia Grafotécnica é essencial para dar legitimidade aos documentos e evidenciar possíveis fraudes.

“Graças ao que estudam, os peritos grafotécnicos são capazes de analisar elementos genéticos deixados nas escritas e assim enxergar falhas que outros não perceberiam – por isso seu serviço se torna indispensável”, é o que afirma Evandro Correia Silva, perito grafotécnico e sócio fundador da Nero Pericias. Segundo ele, o perito grafotécnico é um profissional autônomo que pode atuar em processos judiciais, como perito judicial, atuando para Juízes em diferentes varas judiciais e casos, ou de forma particular, atuando em prol de uma das partes da ação - como assistente técnico.

Evandro também comenta que os peritos podem ser necessários no campo privado. "Já atendi casos em que uma faculdade contratou os serviços para entender se a mesma pessoa realizou duas provas diferentes, uma vez que é possível comparar a grafia".

Quando um perito é convocado para algum serviço no judiciário, ele tem um prazo de cinco dias para definir seus honorários ou recusar sua participação. Existe uma enorme demanda pelos serviços do perito, com uma tabela que define os honorários, com um valor mínimo para cada ação.

Como é feita a perícia grafotécnica ?

A perícia grafotécnica é feita por comparação. De um lado tem-se a peça questionada ou documento a ser periciado e de outros os documentos com assinatura autêntica da pessoa investigada, que são chamados de padrões de confronto.

De posse destes documentos o perito grafotécnico faz os exames grafoscópicos tantos na peça questionada como nos padrões de confronto. Para cada exame feito na peça questionada ele compara o resultado com o feito nos padrões de confronto. Se ao final das confrontações os resultados forem convergentes, ou seja, os resultados dos exames na peça questionada forem os mesmos nos padrões de confronto, então significa que a assinatura da peça questionada foi feita pela mesma pessoa que assinou os padrões de confronto, ou melhor, a assinatura é verdadeira.

O contrário, ou seja, se os resultados dos exames forem divergentes significa que a assinatura na peça questionada é falsa.

Qual o salário de um perito grafotécnico ?

O perito grafotécnico não recebe salário, seu trabalho é feito de forma autônoma. Se estiver a serviço da justiça, como perito judicial grafotécnico, ele receberá seus honorários da parte que solicitou a perícia. Se estiver atuando para um cliente particular então é deste cliente que receberá por seus serviços.

Quanto a valores o que se pode dizer é que uma perícia em assinatura simples não sai por menos de R$ 2.500,00, portanto este é o valor mínimo que o perito ganha em uma perícia simples. Já no âmbito judicial, em média o perito ganha R$ 4.000,00 por uma assinatura periciada.

Como se tornar um Perito Grafotécnico ?

Ao contrário de outras profissões que demandam anos de estudo em uma faculdade, para se tornar um perito grafotécnico bastam 22 horas de estudo e, além disso um investimento baixíssimo, menor que a mensalidade de uma graduação.

"A grande vantagem é que, com um pequeno investimento em um curso de perícia grafotécnica, uma pessoa consegue uma nova profissão e que pode ser conciliada com uma outra atividade já existente, graças à sua flexibilidade", afirma o Evandro.

Onde fazer o curso de perícia grafotécnica ?

A empresa em que Evandro é sócio, a Nero Perícias, oferece este curso na modalidade à distância: o curso de perícia grafotécnica online. O curso é todo através de videoaulas e o aluno ainda recebe apostila, modelo de laudo, modelos de petições e certificado válido em todo Brasil.

O curso ainda oferece suporte direto com o professor, que é o próprio Evandro.

O curso ainda oferece 3 bônus exclusivos. O primeiro deles é um manual com o passo a passo de como se faz a perícia grafotécnica, apelidado de “receita de bolo da perícia grafotécnica”.

O segundo bônus é uma aula que explica o passo a passo de como se cadastrar nas Varas judiciais para atuar como perito judicial. E o terceiro é uma outra aula bônus que ensina o aluno a como atuar e divulgar seus serviços de assistente técnico.

Como já dito anteriormente o curso de perito grafotécnico é online e para se inscrever o aluno precisa preencher o pedido em https://cursodeperitografotecnico.com.br/.

Outras informações podem ser obtidas no telefone da empresa (11) 2829-8767 ou pelo WhatsApp (11) 93140-1000.

Comentários
Assista ao vídeo