Viver - Saúde

Dr. Thiago Marra esclarece as dúvidas mais freqüente sobre prótese de mama

21 de Julho de 2020

Dr. Thiago Marra, cirurgião plástico, famoso por atender várias digitais influencers esclarece as dez dúvidas mais comuns sobre a prótese de mama

De acordo com o cirurgião, a dúvida mais freqüente é em relação de onde a prótese é colocada, na frente ou atrás dos músculos. “Os paciente já vem perguntando pra gente, Dr. onde é melhor? Na frente ou atrás dos músculos? Cada caso é diferente e vai depender, tem alguns tipos de paciente que às vezes não tem quase nada de glândula mamária, muito magrinha e com pele fina, nesses casos prefiro colocar atrás do músculo, porque é importante ter uma camada de revestimento à mais  para essa prótese, se não fica muito superficial. Já aqueles pacientes que possuem um certa quantidade de glândulas e estão colocando pela primeira vez, elas tem um tecido para cobrir essa prótese, então o resultado fica muito bom na frente do músculo. Tem algumas vantagens em colocar atrás do músculo, é menos dolorido, não vou ter que cortar o músculo, vou estar preservando essa estrutura para um procedimento futuro. O que eu quero deixar claro que não existe melhor ou pior, os dois métodos são bons, são utilizados e vai depender de cada paciente” – afirma o doutor.

Outra dúvida muito freqüente entre os pacientes é a respeito da Dual Plane, e Dr. Thiago explica o procedimento. “A Dual Plane é uma técnica específica, onde a prótese é colocada atrás do músculo, porém em alguns casos o médico abre bastante o músculo, deixando ele bem solto, de modo que fica um pouco da prótese revestida pelo músculo e um pouco sem revestimento. Este método é utilizado para não causar o efeito dupla bolha. De modo geral a gente abre um pouco o músculo, não chega a ser um Dual Plane, mas a gente abre um pouco e coloca a prótese atrás do músculo. É uma característica muito específica que, na prática o melhor e confiar na experiência do seu médico que ele vai saber te indicar o melhor procedimento” – enfatiza Dr. Thiago.

Uma dúvida também muito comum é sobre a flacidez e se é possível bons resultados somente com a colocação de prótese. “Quando o paciente tem flacidez e você coloca um peso, a tendência é a mama cair mais, então na grande maioria das vezes se o paciente tem flacidez o ideal é já tirar a pele e fazer a mastopexia, se não a prótese não vai ficar alta com aquele colo marcado, ela vai ficar caída, vai ficar baixa, mas existem exceções” – diz o cirurgião.

Segundo Dr. Thiago, mais uma dúvida entre os pacientes são se com a prótese é possível juntar os seios e ele explica: “Quando um paciente coloca a prótese, ela é redonda e o bico do seio tem que ficar no meio da prótese. Então quando a gente faz a colocação da prótese naturalmente há um preenchimento desse colo, desse espaço, desse vazio que o paciente tem, na maioria dos casos, porém alguns pacientes têm os seios caracteristicamente mais afastados, a auréola já é um pouco mais aberta, então às vezes quando colocamos a prótese centralizada tem paciente que pode ser que os seios permaneçam um pouco mais afastados que no meio, mas isso é natural, não é todos os pacientes que os seios ficam junto” – conclui o médico.

Finalizando uma sequência das cinco dúvidas mais freqüente de pacientes que queiram realizar um implante de prótese mamária Dr. Thiago finaliza explicando quais são os tipos e os perfis adequados. “O mais freqüente é a prótese redonda com perfil extra alta, texturizada. Em 90% dos casos é esta prótese usada. Existem outros tipos, mas para casos específicos que são identificadas no consultório” – finaliza Dr. Thiago.

Dr. Thiago Marra, é médico formado pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, pós-graduado em cirurgia geral pela Santa Casa de Belo Horizonte e pós-graduado em cirurgia plástica pelo Hospital Universitário Ciências Médicas, atualmente ele é membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Plástica (CBCP), onde atua em Belo Horizonte, São Paulo e Fortaleza.

Foto: Divulgação

Comentários
Assista ao vídeo