Viver - Esporte

Real Madrid de Zidane poderá superar o icônico Quinta del Buitre

22 de Julho de 2020

Liderados por Emilio Butragueño e Manolo Sanchis, blancos dominaram o futebol espanhol na década de 1980; comandados de Zidane iniciam nova década à frente dos rivais locais e podem começar nova dinastia no país

Ao longo da última década - já que a atual se iniciou com a conquista do Real Madrid na LaLiga Santander de 2019/2020 -, o clube da capital se acostumou a ver seu grande rival no país, o FC Barcelona, celebrar maiores feitos a nível nacional. Para efeito de comparação, nas últimas dez temporadas (entre 2009/2010 e 2018/2019), foram sete taças para os culés, sendo três de forma consecutiva, e apenas duas para os blancos - o Atlético de Madrid conquistou a outra.

Algo semelhante com o que aconteceu, agora de forma inversa, durante os anos 1980 - quando o Real Madrid, comandado pelo famoso quinteto apelidado de "Quinta del Buitre" (pelo jornalista esportivo espanhol Julio César Iglesias), dominou o futebol no país. Na ocasião, os blancos conquistaram nada menos que cinco taças consecutivas da LaLiga entre 1985 e 1990, algo inédito na Espanha, que só foi repetido pelo próprio clube da capital, entre 1960 e 1965. Aliás, pode-se argumentar que nenhum outro time foi tão dominante quanto essa equipe do Real Madrid, na parte final dos anos 80.

Voltando à temporada atual, e tendo em vista os problemas enfrentados pelo FC Barcelona nos últimos meses - aliada à consistência dada ao Real Madrid pelo técnico Zinedine Zidane -, é possível afirmar que o clube blanco pode iniciar uma nova dinastia na elite espanhola?

Bom, só o tempo poderá nos dar essa resposta.... Enquanto isso, relembraremos um pouco da história já escrita pelo clube da capital, com a famosa e icônica "Quinta del Buitre": formada por ninguém menos que Emilio Butragueño, Manolo Sanchís, Rafael Martín Vázquez, Míchel e Miguel Pardeza. E tudo começou em 14 de novembro de 1983, quando o jornalista Julio César Iglesias publicou uma matéria no jornal espanhol El País, cunhando o termo para descrever os cinco talentos geracionais que estavam prestes a entrar no time principal do Real Madrid. Butragueño foi o escolhido do grupo e seu apelido, Buitre (o 'Abutre'), pegou.

Durante a temporada 1983/1984, a equipe B do clube, o Real Castilla, jogou algumas de suas partidas no Santiago Bernabéu - e os torcedores se reuniram no estádio para ver os jovens atuarem. Em um desses jogos, quase 80 mil pessoas chegaram a assisti-los, com o Castilla vencendo a competição naquela temporada, mas sendo impedido de ser promovido para a elite, pois não seria permitido jogar na mesma divisão que o time principal.

Um a um, eles foram promovidos à equipe principal, e Amancio Amaro deixou seu cargo de técnico do Castilla para assumir o profissional - a tempo de iniciar a campanha de 1984/1985. Nesse ano, o Real Madrid venceu nada menos que a Copa da UEFA (atual Liga Europa) e a extinta Copa da Liga. Na temporada seguinte, o clube voltou a conquistar a competição continental e ainda encerrou um longo jejum de seis anos sem taças da LaLiga, em 1985/1986, dando início ao período de total domínio do futebol espanhol.

Curiosamente, embora esse quinteto tenha se consolidado e marcado uma geração, eles só atuaram todos juntos no nível profissional em uma única ocasião: a semifinal da Copa do Rei de 1986/1987, contra o rival da cidade Atlético de Madrid. Butragueño e Pardeza jogaram como atacantes, sendo o primeiro o titular entrincheirado e o segundo o substituto. Pardeza mudou-se para o Real Zaragoza em 1985, dividindo a unidade - mas o quinteto continuou a aparecer pela Seleção da Espanha, no final dos anos 80.

Butragueño (foto) permaneceu sendo a grande estrela do grupo, marcando 123 gols na LaLiga em 341 partidas. Martín Vázquez e Míchel comandavam o meio-campo, fornecendo munição para El Buitre, enquanto Sanchis era a pedra no centro da defesa. Com outras estrelas, como Hugo Sanchez, Jorge Valdano e Juanito, o time do Real Madrid do final dos anos 80 estava quase imparável.

Sua supremacia atingiu um pico que poucos haviam visto antes, no início da temporada 1987/1988 da LaLiga. O Real Madrid voltou das férias do verão europeu de forma avassaladora, iniciando a campanha com oito vitórias consecutivas, marcando 32 gols e sofrendo apenas dois - incluindo vitórias por 4-0 sobre o Cádiz, 7-0 sobre o R. Sporting e 7-1 sobre o Real Zaragoza. Provando que eram, de longe, o melhor time do país. Realmente era especial, a última equipe a alcançar cinco taças seguidas.

O único "pecado" desse time foi não ter conquistado uma taça da Liga dos Campeões. Algo que o atual Real Madrid já fez, e quatro vezes ao longo da última década (justamente a que o FC Barcelona dominou a nível nacional, como já foi citado). Até por isso, os comandados de Zinedine Zidane já provaram ser capazes de grandes feitos. Vai que Sergio Ramos, Casemiro, Modric, Benzema e Vinícius Júnior (ou Rodrygo) não formam um novo quinteto marcante, capaz de igualar o recorde do icônico time da década de 1980.

Não é só Futebol. É LaLiga.

Sobre a LaLiga

Fundada em 1984, a LaLiga é uma associação esportiva que compreende as 42 equipes que compõem a primeira e segunda divisão do futebol profissional em Espanha. LaLiga, com sede em Madrid, é responsável pela LaLiga Santander, LaLiga SmartBank e pela produção televisiva, que na temporada 2018/2019 chegou a mais de 2700 milhões de pessoas em todo o mundo. A associação também dispõe de uma fundação ativa e é a primeira liga de futebol profissional do mundo em possuir uma liga para jogadores com deficiência intelectual: LaLiga Genuine Santander.

Comentários
Assista ao vídeo