Cultura - Educação

Enriene Maciel atua como consultora para ajudar mães que têm filhos famosos na internet

18 de Agosto de 2020

A empresária Enriene Maciel se tornou uma referência para outras mães que têm filhos que fazem sucesso na internet como influenciadores digitais mirins

A internet, mais do que nunca, se tornou a principal fonte de informação e de entretenimento de milhões de brasileiros, dando oportunidade para que milhares de pessoas pudessem mudar de vida através da prática de uma nova profissão: influenciador digital.

No meio desta revolução, onde a figura do influenciador, que é uma pessoa que se torna referência nas redes sociais com suas opiniões e postagens sobre assuntos diversos, dentro de um nicho específico ou mais, não foram apenas os adultos que ingressaram de cabeça, mas também o público infantil, que ganhou voz e audiência. Mas como crianças estão lidando com a fama repentina e qual o impacto disto para as famílias.

A empresária Enriene Maciel, que vive em Varginha, sul de Minas Gerais, é mãe da pequena influenciadora Eloá Ximenes, que apesar da pouca idade, já é seguida por mais de meio milhão de pessoas no Instagram, que interagem com os seus posts e elevam o engajamento da pequena nas plataformas digitais. No entanto, engana-se quem acha que isto não é feito sob os olhos atentos de Enriene: “eu como mãe tenho o dever de proteger e cuidar da minha filha. A internet é um mundo cheio de possibilidades, mas nem todas elas são sadias. Eu estou sempre com a minha filha e até deixei de focar tanto na minha vida profissional como empresária, deixando mais a gestão dos meus negócios para o meu marido, para poder acompanhar a minha filha em cada passo que ela dá como influenciadora”, revela.

Conselheira e mentora

Devido ao bem sucedido trabalho que desenvolve com sua filha, Enriene se tornou uma referência para outras mães que têm filhos que atuam como influenciadores digitais na internet, participando de encontros regionais, eventos e sendo reconhecida como mentora: “coloco à disposição de outras mulheres que, assim como eu, estão lidando com algo totalmente novo, que é a fama repentina de seus filhos, todos os aprendizados que obtive através do tempo que tenho passado cuidando da carreira da minha filha, junto dela.”

Para a empresária, é preciso que o influenciador mirim tenha um grande apoio e base familiar para não se perder com a fama virtual: “uma criança sozinha não tem o equilíbrio emocional necessário para lidar com coisas que acontecem no mundo virtual, como por exemplo, os haters, as críticas e até mesmo elogios exagerados. Para que a criança se mantenha com a cabeça sadia, é preciso o apoio dos pais. Já é muito difícil para um adulto lidar com tudo isso, imagine para uma criança.”

Enriene aconselha os pais a estarem sempre presentes em tudo: “a internet quando usada para o bem pode ser uma grande ferramenta para promoção pessoal, negócios e publicidade. No entanto, este mundo aparentemente ingênuo e colorido não pode ser entregue sem supervisão para uma criança. Nossos filhos precisam de nós, porque a internet também tem o seu lado sombrio, assim como pessoas mal intencionadas.”

Comentários
Assista ao vídeo