Viver - Esporte

Sonho do hexa: Sevilla busca recorde na Liga Europa diante da Inter de Milão

20 de Agosto de 2020

Time do LaLiga Santander, liderado por Julen Lopetegui, chega à decisão com o objetivo de se isolar ainda mais como maior campeão do torneio da UEFA; finalíssima é nesta sexta-feira (21), às 16h (de Brasília)

O troféu da Liga Europa é literalmente o mais pesado da UEFA, pesando 15kg… algo que o Sevilla conhece muito bem. Afinal, o clube andaluz já o levantou em cinco oportunidades, mais do que qualquer outro clube na história - com um bicampeonato consecutivo em 2006 e 2007, quando o torneio ainda era conhecido como Copa UEFA, e depois um inédito e impressionante tri seguido em 2014, 2015 e 2016. Nesta sexta-feira (21), às 16h (de Brasília), em Colônia, na Alemanha, os Nervionenses farão de tudo para levar o hexa para casa.

No entanto, não será tarefa fácil. O time espanhol irá enfrentar uma equipe talentosa: a Inter de Milão, com estrelas como Lautaro Martínez, Romelu Lukaku e Diego Godín - este último, muito conhecido do torcedor da LaLiga. Os italianos também sabem o que é ganhar este título, tendo-o conquistado três vezes (1991, 1994 e 1998). De fato, apenas o Sevilla levantou ele mais do que três ocasiões.

As duas equipes estão em excelente forma, com o Sevilla invicto desde a volta da pausa estabelecida pela pandemia do coronavírus, com nove vitórias e cinco empates - nas 14 partidas realizadas desde o recomeço das ações -, e com a Inter de Milão tendo perdido apenas uma vez desde então, somando outras 11 vitórias e cinco empates. Com tal campanha, a equipe italiana terminou em segundo na Serie A, enquanto os andaluzes ficaram em quarto na LaLiga Santander, garantindo presença - em ambos os casos - na próxima edição da Liga dos Campeões.

SEVILLA: UMA DEFESA ROBUSTA, UM ATAQUE FORTE

A defesa do Sevilla tem sido a chave para seu bom resultado na temporada nacional, e também em sua caminhada até a final da Liga Europa, sendo vazada apenas uma vez desde o reinício continental: de pênalti, na vitória por 2-1, nas semifinais, sobre o Manchester United. Muito desse crédito deve ir ao goleiro marroquino Bono - o paredão do Sevilla nas competições de mata-mata nesta temporada - e aos zagueiros Diego Carlos e Jules Koundé .

Além disso, o treinador Julen Lopetegui instalou, desde sua chegada no último verão europeu, um sistema baseado na posse de bola, ajudando a mantê-la longe dos atacantes adversários mais perigosos. Os comandados do técnico espanhol também podem atacar, com os laterais Jesús Navas e Sergio Reguilón sempre avançando. No meio-campo, Éver Banega é a força criativa e fará questão de causar impacto naquele que será seu último jogo pelo clube.

Uma preocupação para o Sevilla, porém, é que seu artilheiro Lucas Ocampos - que marcou 17 gols nesta temporada - ainda é dúvida para a partida de sexta-feira, depois de sofrer uma pancada na semifinal. Todos no Sevilla esperam que o dinâmico argentino possa se recuperar a tempo e contribuir para o que foi uma temporada de estreia espetacular na LaLiga.

 

HOMENS-CHAVE DA INTER DE MILÃO

A Inter de Milão é igualmente forte na defesa, e também sofreu apenas um gol desde o reinício da competição, vindo na vitória por 2-1 sobre o Bayer Leverkusen nas quartas de final, antes de derrotar o Shakhtar Donetsk por 5-0 na semifinal. O técnico Antonio Conte criou um sistema com três zagueiros sólidos, sendo um deles bastante conhecido do Sevilla: o ex-zagueiro do Villarreal e do Atlético de Madrid, Diego Godín, um homem que os torcedores da LaLiga em todo o mundo lembram muito bem.

EMBATES PARTICULARES DA DECISÃO

Lukaku x Carlos e Koundé - será um confronto épico. O belga aterrorizou os zagueiros durante toda a temporada, especialmente neste torneio, mas pode não ter enfrentado uma dupla tão sólida quanto a do Sevilla.

Ashley Young x Jesus Navas - deve ser outro deleite para os espectadores, e um retorno à rivalidade no derby de Manchester, em que ambos atuaram por tantos anos. Ex-jogador do United, Young deve alinhar-se como lateral-esquerdo da Inter de Milão, enquanto o capitão do Sevilla - e ex-City - se tornou um lateral-direito nos últimos anos, um veterano que pode defender e atacar em igual medida.

Por fim, Stefan de Vrij x Luuk de Jong - é mais um confronto para ficar de olho. De Jong marcou o gol da vitória do Sevilla na semifinal e, mesmo que não comece a grande decisão, deve jogar em algum momento e será acompanhado de perto pelo defensor central De Vrij, da Inter de Milão. Há um tempero extra, já que esses dois jogadores são holandeses e jogaram juntos pela seleção nacional.

Não é só Futebol. É LaLiga.

Assessoria de Comunicação:

Weber Shandwick - laliga@webershandwick.com

Sobre a LaLiga

Fundada em 1984, a LaLiga é uma associação esportiva que compreende as 42 equipes que compõem a primeira e segunda divisão do futebol profissional em Espanha. LaLiga, com sede em Madrid, é responsável pela LaLiga Santander, LaLiga SmartBank e pela produção televisiva, que na temporada 2018/2019 chegou a mais de 2700 milhões de pessoas em todo o mundo. A associação também dispõe de uma fundação ativa e é a primeira liga de futebol profissional do mundo em possuir uma liga para jogadores com deficiência intelectual: LaLiga Genuine Santander.

Comentários
Assista ao vídeo