Cultura - Educação

5 dicas para escolher o curso certo na faculdade

21 de Agosto de 2020

Está se preparando para entrar na faculdade, mas ainda tem dúvidas sobre qual curso combina com você? Não se desespere, pois essa é uma dúvida bastante comum entre muitas pessoas. 

Escolher a profissão que deseja seguir é algo que deve ser avaliado com muita atenção para entender como de fato afetará o seu futuro. Além disso, a escolha consciente influencia direto em como você irá trilhar um caminho para ter uma carreira de sucesso. 

Quer escolher uma profissão e não sabe por onde começar? Confira as dicas abaixo!

Descubra seus interesses

O autoconhecimento faz parte de todo o processo para escolher o curso da graduação. Então, ao longo do texto é interessante você anotar em algum lugar o que você considera seus pontos fortes e fracos e responder as reflexões de forma sincera.

Vamos começar descobrindo sobre as coisas pelas quais você mais se interessa como quais matérias você realmente gosta de estudar? Matemática, português, educação física? Mesmo que você responda que não gosta de estudar, reflita sobre qual o assunto que quando você se dedica para aprender é menos cansativo.

No seu dia a dia, geralmente você gosta de estar com as pessoas, crianças ou prefere animais? Isso vale também para tecnologia, você prefere lidar com computadores ou livros? Nessa etapa, é importante avaliar sobre com o que você gosta de se envolver e que tipo de ambiente gosta de estar. Existem pessoas que preferem ficar sozinhas, por exemplo, e outras pessoas já são mais sociais. 

Reflita sobre o que você faz bem e o que te dá alegria

O que você faz muito bem que até as pessoas elogiam? Pense sobre as coisas que você gosta de fazer que reflete sobre as outras pessoas, ou seja, é perceptível para quem está de fora. Seja sincero com e reflita sobre o que você faz de especial que ao final do dia você se sente bem com você mesmo.

O que te deixa muito feliz? Coloque no papel as coisas simples ou complexas que te trazem muita alegria. Coisas simples como ver um filme, ouvir uma música, terminar de ler um livro ou brincar com uma criança pequena, são exemplos do que você pode começar a analisar. Na medida em que se sentir mais confortável com as respostas, faça uma reflexão mais profunda sobre o que realmente te motiva.

Nessa etapa, vale conversar com aquelas pessoas mais próximas, pois às vezes elas podem trazer uma visão que você ainda não tem. Pergunte sobre o que elas acham que você faz bem.

Faça um teste vocacional 

Um teste vocacional pode te ajudar a compreender os seus pontos fortes para uma determinada área. A partir de um questionário, o teste analisa seus interesses, sua personalidade, identifica as habilidades que podem te levar a uma realização pessoal e profissional. O objetivo do teste é identificar as áreas que apresentam mais afinidade com o seu perfil.

teste vocacional da Catho Educação é online e 100% gratuito. Ele tem como base a Teoria das Inteligências Múltiplas, um estudo desenvolvido pelo psicólogo Howard Gardner. De acordo com Gardner, existem 8 tipos de Inteligências, e por meio do teste você consegue entender em qual perfil você se aplica e explorar melhor seus talentos para escolher o curso ideal na faculdade.

O teste, somado a todas as reflexões anteriores, potencializa a sua decisão de escolha.

Pesquise muito sobre o curso

Chegou naquele momento em que algumas opções parecem fazer sentido para você? É hora de pesquisar mais afundo sobre cada curso e profissão. Um curso específico pode te proporcionar a inserção em várias áreas do mercado. Pesquise sobre elas e descubra como está o mercado no momento.

Uma dica importante é conversar com profissionais que já atuam na área. Eles podem dizer quais as dificuldades que tiveram pelo caminho, quais os desafios venceram, quais as tendências do mercado e te trazer uma visão mais realista do que pode ser o seu futuro no dia a dia de trabalho.

A graduação tem duração média de  4 anos, então é importante verificar a grade curricular para se preparar para o trajeto de estudos. É importante que você tenha simpatia pelos temas, pois é algo que você estudará por um longo período. 

Algumas instituições de ensino possuem um perfil de ensino mais teórico, enquanto outras aplicam o conhecimento de forma mais prática. É importante que você pense sobre como prefere estudar e feito isso, converse com alguns alunos para entender como de fato acontece na instituição.

O que você deseja na sua carreira profissional?

Essa é uma pergunta muito importante para determinar o estilo de trabalho que você deseja seguir. Uma carreira de sucesso consiste em ganhar muito dinheiro? Ou para você está mais relacionado à qualidade de vida? Para algumas pessoas uma carreira de sucesso é poder ajudar outras pessoas, enquanto que para outras é apenas não precisar trabalhar aos finais de semana.

Para que fique mais claro, tente refletir sobre como você se vê daqui há 5 ou 10 anos, por exemplo. E se pergunte sobre o que você pode fazer para trilhar esse caminho. Nessa etapa, alguns cursos já devem estar mais claro para você, portanto pense se essas profissões farão você alcançar os seus objetivos.

Escolher o curso da faculdade não é uma tarefa tão simples, mas não tenha medo de errar. Certifique-se de que nesse momento a sua escolha é a ideal para você e fique bem com isso. As pessoas mudam e podem escolher outros caminhos ao longo do tempo e tudo bem!

Comentários
Assista ao vídeo