Cultura - Música

DJ Mystical mostra que é possível monetizar na internet

17 de Setembro de 2020

Em tempos de isolamento social, certamente os músicos foram muitos prejudicados, pois não há festas nem eventos que possam exercer seu trabalho. Mas uma possibilidade de monetizar é na internet, como mostra o DJ Augusto Mystical

Uma das formas mais recentes de monetizar é com a internet. No meio virtual é possível encontrar diversos produtos e serviços, e para quem é músico também é uma boa pedida. O paulistano DJ Augusto Mystical detalha como é possível o artista usar o YouTube para conseguir monetização com seu trabalho: “Hoje existem diversas formas de monetização, além do tradicional adSense. Uma delas é a que envolve a produção musical direcionada, onde criamos aberturas de canal e trilhas específicas ‘BG’ abreviação para o termo background, são as famosas trilhas executadas durante uma narrativa ou momentos de ação ou desafios”.

DJ Mystical explica como isso funciona: “O algoritimo do YouTube fraciona os clickviews e o principal, se a música está no vídeo de um youtuber sincronizado por exemplo, o sistema faz uma divisão percentual pagando sobre o áudio com música autoral devidamente cadastrada e sobre o vídeo monetizado”. Além disso, ele destaca que “existem produtoras fora do Brasil que fornecem músicas para centenas de milhares de youtuberes e faturam milhões de dólares mensalmente”.

Outra dica importante é usar aquelas músicas que estão na boca do povo: “Obviamente as músicas com mais apelo popular as famosas ‘chiclete’ geram mais receitas dentro da plataforma”, mas ele lembra também que “existem músicas que não são tão ‘Pop’ e tiveram grande número de acessos, gerando uma receita momentânea extraordinária”.

Segundo o DJ, uma oportunidade também para investimento é produzir conteúdo para públicos diferentes: “Estamos produzindo conteúdo para o nicho de gamers, futebol e finanças e iremos ampliar gradativamente por outros seguimentos tanto no setor de empreendedorismo quanto curiosidade e artísticos”. Diante disso, é importante que o profissional saiba também buscar o caminho certo para alcançar este perfil: “Para encontrar conteúdos relevantes dentro do nicho pesquisado pode-se ir além de apenas fazer uma busca simples e sim acompanhar e analisar o conteúdo do pesquisado dentro de todas as plataformas. Hoje em dia o produtor de conteúdo precisa se reciclar constantemente e procurar ser ‘Ominichanel’ tanto em constância quanto relevância”, aconselha Mystical.

Em seu canal no YouTube, o DJ Augusto Mystical já conta em primeira mão as novidades que vem por aí: “O que faremos na reestruturação do canal é algo próximo de um menu de restaurante. Teremos centenas de obras disponibilizadas para todos nichos de youtubers, sendo próximo do que as gigantes americanas e europeias que hoje faturam milhões de dólares e detém o monopólio do setor inclusive em cima de youtubers brasileiros. Sendo assim vamos criar novas alternativas para criações exclusivas e compartilhadas também”, finaliza

Comentários
Assista ao vídeo