Business -

Brasileiros endividados pretendem gastar menos do que no ano passado

9 de Outubro de 2020

Estudo feito pela BLU365 aponta que a maioria dos entrevistados acredita que suas finanças pessoais estarão melhores em dezembro, mas quer reduzir gastos em comparação a 2019

Um levantamento realizado pela BLU365, fintech especializada na recuperação de crédito com mais de 15 milhões clientes, indica que, apesar de estarem otimistas com relação ao futuro próximo, os brasileiros que têm alguma dívida ainda estão receosos com relação aos gastos e preocupados em não deixarem as dívidas aumentarem. Responderam o questionário, 2000 pessoas, entre os dias 15 e 28 de setembro, de todas as regiões do Brasil.

As contas atrasadas são uma preocupação constante, mas 60% pretendem resolver este problema até o fim do ano (31% dizem ter atrasos, mas esperam resolvê-los e 29% já estão com tudo em dia). 32% dos entrevistados dizem estar com as contas atrasadas e assim devem continuar. 6% dizem estar “no azul” no momento, mas esperam não conseguir honrar todos os pagamentos até dezembro acabar.

“Surpreende o fato de 38% dos entrevistados estarem prevendo ou continuar em atraso até o fim do ano (32%) entrar em atraso até o mesmo período (6%). Com base nisso, temos evidências de que, apesar do otimismo para 2021, ainda existe uma parcela relevante da população em dificuldades financeiras e que, mesmo com a ajuda do auxílio emergencial estendido até o dezembro deste ano, não conseguirá fazer frente às suas despesas correntes e dívidas passadas”, analisa João Netto, líder de Ciência de Dados da BLU365.

O estudo também aponta que 41% dos entrevistados espera estar em uma condição financeira melhor nos meses de novembro e dezembro do que estava em janeiro e fevereiro deste ano. No entanto, 79% dos participantes pretende gastar menos em dezembro de 2020 do que no mesmo mês do ano passado.

Com relação ao otimismo com relação às próprias contas, 29% acreditam que estarão com as contas na mesma situação que no começo do ano, enquanto 28% veem uma piora no cenário.

Sobre o quanto pretendem gastar, 10% creem que gastarão a mesma coisa em dezembro de 2020 do que no mesmo período do ano passado. O mesmo percentual se aplicar a quem acha que vai gastar mais.

“Os dados trazem resultados até certo ponto otimistas para 2021, já que a maior parte dos entrevistados acredita que estará ao final de 2020 em uma situação financeira melhor que no início do ano, antes da pandemia.”, diz Alexandre Lara, CEO da BLU365. “Por outro lado, o fato de quase 80% das pessoas projetarem gastos em dezembro deste ano menores do que os de um ano atrás também mostra que as dificuldades enfrentas neste ano ainda refletem no consumo das famílias e, de alguma forma, levarão as pessoas a serem mais conservadoras com o orçamento de fim de ano – tradicionalmente um período de consumo elevado”, continua. 

Com relação ao quanto as pessoas pretendem gastar a menos neste ano, em comparação ao que gastavam em dezembro de 2019, 34% pretender cortar pela metade, 26% para menos da metade, 24% para 25% e 14% para apenas 10% do que tinham com despesas.

Alguns dados da BLU365: fundada em 2014; 35 colaboradores; residente do CUBO; primeira a utilizar Inteligência Artificial e Machine Learning para ajudar os consumidores a ficarem no azul; ganhadora dos prêmios recentes Ciab/Febraban, MIT Inclusive Innovation Challenge, Ide@ABBC; principais investidores: Monashees, Plug’n’Play (EUA), Distrito e outro de renome por ser anunciado.

Comentários
Assista ao vídeo