Cultura - Viagem

Maresias: o lugar ideal para retomar sua vida saudável em tempos de pandemia

18 de Outubro de 2020

Por Reneide Campelo Melo

Descansar ou se aventurar? Meditar ou encarar um mergulho em uma ilha? Tomar sol ou fazer uma trilha na Mata Atlântica com direito a cachoeira e rapel?

Talvez antes de responder a uma das questões acima seu questionamento seja quanto à segurança de viajar em tempos de pandemia. São Sebastião, onde fica Maresias, foi uma das cidades que tiveram maior agilidade ao adotar medidas para combater e frear o contágio do novo coronavírus, quando o vírus começou a ser disseminado pelo Brasil. Da mesma forma que liderou o isolamento social no início do ano, agora lidera a retomada do turismo seguro e responsável no litoral do estado de São Paulo.

Hotéis, pousadas, bares e restaurantes receberam treinamentos rígidos da Associação de Pousadas e Hotéis de Maresias (APHMBR), referentes à conscientização e adoção dos protocolos sanitários de prevenção.

Para quem ainda não conhece ou pretende ir para um lugar para relaxar a mente depois dessa longa quarentena, Maresias é uma grande oportunidade, já que é uma das praias mais lindas do litoral norte de São Paulo. Além da sua beleza natural, o que talvez não esteja tão evidente, é que a região de São Sebastião oferece atrações para gostos e bolsos variados durante o ano inteiro, independente da estação.

Rapel seguro com MaresiasTur Ecoturismo
 

Praias, esportes ao ar livre, trilhas, cachoeiras, birdwatching, santuário ecológico, alta gastronomia e até casamentos à beira-mar, isso é Maresias. Localizada a 170 Km de São Paulo, capital.

Com hotelaria validada com selo de Turismo Responsável, agências de turismo de aventura com experiências para todos os gostos e níveis e gastronomia que impressiona exigentes gourmets, opção não vai faltar para agradar os mais diferentes estilos e preferências.

Os ecossistemas da Mata Atlântica, Serra do Mar e Zona Costeira formam um cerco natural que fornecem uma diversidade ecológica de tirar o fôlego e permitem a prática de ecoturismo em qualquer época do ano. Áreas naturalmente privilegiadas sugerem aventuras no mar, no ar, na areia e na terra.

Vista da praia de Paúba
 

Bacuíba – a noz moscada brasileira

 

Se nenhuma das opções acima chamou atenção, talvez conhecer o artesanato local, fazer um tour de bike, voo de paraglider, futevôlei, beachtennis, futebol de areia, pista de skate, caminhada e corrida de montanha, visita à reserva indígena ou ao Museu do Bairro São Francisco ou instituto Gabriel Medina ou ao Beco da Mulher Maravilha (corredor artístico grafitado por artistas renomados) possam agradar. 

Beco da Mulher Maravilha
 

Até os noivos estão se rendendo à beleza dos cenários naturais da região e vem aumentando a frequência dos casamentos à beira-mar.

Tantas opções de entretenimento, esporte, aventura e cultura vão te deixar com uma fome de leão (ou leoa). Não se preocupe, o roteiro gastronômico vai desde a deliciosa comida caiçara, passando por hamburguerias e pizzarias, aos mais sofisticados pratos da cozinha nacional e internacional. Tem opções para todos os gostos e bolsos. Importante lembrar que o uso de máscara é obrigatório dentro e fora dos estabelecimentos, sendo permitida a retirada da máscara apenas durante o consumo de bebidas e alimentos.

Restaurante Maui
 

A hotelaria local acompanha a oferta de variedade de opções para agradar aos mais diferentes estilos e exigências. Em tempos de pandemia, para sua segurança e da sua família, procure pelos meios de hospedagem que estão validados com o selo Turismo Responsável.

Se a agenda permitir dias a mais de descanso, contemplação e diversão, o passeio pode ficar mais completo. Outros paraísos pouco explorados do Circuito Litoral Norte são Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba. Todas oferecem, assim como São Sebastião (onde está Maresias), estrutura turística completa e atrações que irão surpreender.

Uma dica final para sua viagem é a contratação de guias locais. Além da diversão ficar mais segura, informações valiosas sobre fauna, flora, cultura e história local vão tornar sua experiência muito mais rica e inesquecível.

Em tempos de pandemia e pensando em lhe ajudar a escolher o destino ideal para a sua próxima viagem, o Portão Cartão de Visita News visitou Maresias.

Destacamos que em todos os lugares que passamos ao longo desse passeio, tivemos as mais rigorosas medidas de segurança, com protocolo de isolamento para uma retomada consciente do turismo no local.

Nosso objetivo com esta reportagem é indicar para o nosso público, internauta, um lugar seguro e que você possa levar sua família com tranquilidade e aproveitar de uma estadia com segurança, com todos os cuidados que um turista consciente deve ter.

Agradecemos a cia aérea Voepass (voepass.com.br), Circuito Litoral Norte e Associação de Pousadas e Hotéis de Maresias (APHMBR).

Reneide Campelo Melo
 

Selo Turismo Responsável

O Ministério do Turismo lançou o selo Turismo Responsável, um programa que estabelece boas práticas de higienização para cada segmento do setor. O selo é um incentivo para que os consumidores se sintam seguros ao viajar e frequentar locais que cumpram protocolos específicos para a prevenção da Covid-19.

Mais informações: http://www.turismo.gov.br/seloresponsavel/ > Outras informações em praiademaresias.com.br e circuitolitoralnorte.tur.br

Neste link você confere os estabelecimentos que aderiram ao selo Turismo Responsável: http://www.turismo.gov.br/acompanhamentoselos/

Comentários
Assista ao vídeo