Notícias -

Universidade de Oxford manterá testes de vacina apesar de morte do médico brasileiro de 28 anos

22 de Outubro de 2020

A Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca continuarão com os testes da vacina experimental contra a covid-19 apesar da morte de um voluntário brasileiro.

A instituição de ensino explicou, em comunicado divulgado pela imprensa britânica, que a morte foi objeto de uma "cuidadosa avaliação" na qual foram não encontrados elementos preocupantes sobre a segurança da vacina.

"A revisão independente, além da do regulador brasileiro, recomendou que os testes continuem", destacou a universidade na nota.

Cerca de metade dos voluntários que participam dos testes - que também ocorrem no Reino Unido e na Índia - recebem a vacina experimental, enquanto os demais recebem um placebo.

A morte de um voluntário brasileiro foi divulgada na quarta-feira (21), sem detalhes sobre se ele recebeu vacina ou placebo. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou que foi "formalmente informada" sobre o ocorrido na segunda-feira passada e que continuará a análise, mas confirmou que os testes clínicos no país continuarão.

Esta vacina está na terceira fase de testes, a última antes de receber a autorização dos órgãos reguladores para finalmente chegar à população.

Em setembro, a Universidade de Oxford retomou os testes clínicos após uma interrupção por um curto período devido a uma reação adversa sofrida por um voluntário.

Comentários
Assista ao vídeo