Business -

O que as empresas precisam para preencher os 10 cargos mais difíceis de preencher em tecnologia

26 de Outubro de 2020

Horários flexíveis, estabilidade e desenvolvimento são alguns dos requisitos mais procurados pelos talentos de tecnologia, revela nova pesquisa encomendada pelo Indeed

Acelerada pela pandemia do coronavírus, a transformação digital nas empresas tem apresentado algumas oportunidades para os profissionais do setor. No entanto, muitas empresas têm enfrentado dificuldades quando se trata de preencher determinados cargos em tecnologia. De acordo com o site de empregos Indeed, Engenheiro de Software, Desenvolvedor Java e Desenvolvedor Android são alguns dos cargos mais difíceis de preencher, cada um com mais de 38% das vagas abertas há mais de 60 dias.

Veja abaixo a lista completa dos Top 10 empregos mais difíceis de preencher em tecnologia de acordo com o Indeed:

 

Cargo

% de ofertas de emprego abertas por mais de 60 dias

1.      Software Engineer * Engenheiro de software

45%
39%

2.      Desenvolvedor java

38%

3.      Desenvolvedor android

38%

4.      Desenvolvedor back end

37%

5.      Desenvolvedor ios

36%

6.      Consultor sap

35%

7.      Webmaster

34%

8.      Desenvolvedor c#

33%

9.      Desenvolvedor full stack

32%

10.  Desenvolvedor php

29%

* O termo em inglês também é usado em anúncios de emprego no Brasil.

Para descobrir o que querem os profissionais de tecnologia neste acirrado mercado, o Indeed realizou uma pesquisa em parceria com a Toluna com mais de 200 profissionais da área, avaliando o que eles consideram importante ao avaliar uma nova oportunidade de trabalho.

Horários flexíveis são mais importantes do que trabalhar em casa ou remotamente

Trabalhar em casa deixou de ser uma vantagem. Enquanto muitas empresas já se adaptaram para oferecer trabalho remoto, a pesquisa do Indeed mostra que para os profissionais de tecnologia, ter horários flexíveis de trabalho é mais importante, sendo prioridade para 35% dos entrevistados, principalmente para as mulheres (38% vs. 32% no grupo masculino). Somente 27% dos respondentes priorizam a oportunidade de trabalhar remotamente. 

“Oferecer flexibilidade no trabalho torna mais fácil para os profissionais administrarem diferentes áreas da vida, como cuidar dos filhos e pais idosos, além de cuidar de si próprios. E uma vez que a flexibilidade tende a levar à produtividade, é uma vitória para os empregadores também”, afirma Felipe Calbucci, diretor de vendas do Indeed no Brasil.

Além de incentivo financeiro, eles buscam equilíbrio entre vida pessoal e profissional 

Quando perguntamos aos profissionais de tecnologia o que os motivaria a aceitar um emprego por um salário igual ou mais baixo, o principal fator mencionado é a oportunidade de ascensão profissional (considerada importante por 51%); seguido de melhores benefícios (50%), horários flexíveis (escolhido por 42%) e equilíbrio entre vida pessoal e profissional (selecionadas por 38%). 

"Para se destacar e conseguir atrair talentos capacitados na área ofereça o que os profissionais desejam, trabalhe na divulgação dos benefícios e cultura da sua empresa em canais importantes, tenha métricas e faça a análise dos dados para saber se está no caminho certo, além de acompanhar seus concorrentes para conseguir atrair os melhores talentos”, recomenda Calbucci. 

Estabilidade e valorização em meio à incerteza do mercado

A incerteza do mercado de trabalho atual, consequência da crise do coronavírus, tem exigido das empresas mais empatia e cuidado com seus funcionários. Os dados do Indeed apontam que 40% dos entrevistados estão felizes com a maneira como a empresa está lidando com a pandemia e por isso não pretendem deixar seu emprego no momento, com percepção positiva ainda mais forte nas mulheres, com 45%.

No entanto, os homens estão mais dispostos a arriscar uma nova oportunidade. 25% diz que mudaria de emprego se tivesse certeza de estabilidade por longo período na nova empresa, enquanto 19% das mulheres o faria. 

 

Metodologia Empregos Mais Difíceis de Preencher em Tecnologia Indeed:

Os dados representam vagas abertas por mais de 60 dias no Brasil entre julho e 1° de outubro de 2020. Embora as vagas de emprego possam ser abertas por mais de 60 dias por vários motivos, o Indeed usa essa medida como um proxy para a dificuldade de contratação.

Metodologia da pesquisa em parceria com a Toluna:

Entre 28 de agosto e 3 de setembro, a opinião de 215 profissionais do setor de tecnologia foi ouvida em todas as regiões do País sobre marca empregadora e o mercado de trabalho. Impressões, desejos e perspectivas futuras foram colocadas em evidência. A média de idade da amostra foi de 32,9 anos, com participação de mais de 60% entre respondentes de 18 a 34 anos. O perfil foi um pouco mais feminimo do que masculino (56% x 44%), com mulheres marcando maior presença entre os profissionais da área de tecnologia. 

Sobre o Indeed 

Mais pessoas encontram empregos no Indeed do que em qualquer outro lugar. O Indeed é o site de empregos nº1 do mundo e permite que os candidatos pesquisem milhões de empregos na web ou em dispositivos móveis em mais de 60 países e 28 idiomas. Mais de 250 milhões de pessoas procuram empregos, publicam currículos e pesquisam empresas no Indeed. Para mais informações, visite www.indeed.com.br

Comentários
Assista ao vídeo