Viver - Saúde

Dia Mundial da Psoríase: dois milhões de brasileiros convivem com a doença

28 de Outubro de 2020

Consulta pública para incorporação de medicamento biológico no rol da ANS está aberta até 21 de novembro

Pele com lesões avermelhadas cobertas por escamas brancas, que podem aparecer em qualquer lugar do corpo, porém, são mais comuns no couro cabeludo, joelhos e cotovelos e unhas[2,3]. Esses são os sintomas da psoríase, doença cutânea e crônica, de grande impacto na qualidade de vida dos pacientes[2,3]. No mundo, cerca de 60 milhões de pessoas convivem com essa condição[3]. Para aumentar o conhecimento sobre a doença e tratamentos disponíveis, o dia 29 de outubro foi instituído como o Dia Mundial da Psoríase. No Brasil, desde 2016, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove uma campanha nacional durante todo o mês de outubro para combater o preconceito com os pacientes que convivem com a doença, assim como, melhorar a vida dos mesmos.

"Levantar discussões sobre a psoríase é de extrema importância, pois estamos falando de uma doença que afeta muito mais do que a pele. Há um impacto social e emocional relevante na vida dos pacientes em decorrência das lesões aparentes[4]", explica Ricardo Romiti, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologista.

A pesquisa CLEAR[5] mostra que 96% dos pacientes brasileiros já foram humilhados discriminados por causa da doença e 64% apresenta alguma condição psicológica, como depressão e ansiedade. Romiti afirma que a falta de informação sobre a doença faz com que pessoas ao redor do paciente com psoríase não entendam suas características.

"A psoríase é uma doença inflamatória que faz com que as células da pele se multipliquem aceleradamente. O processo que demoraria cerca de um mês para acontecer, em pacientes psoriásicos, leva poucos dias[6]. O que as pessoas muitas vezes não sabem é que como esse é um processo do sistema imunológico do paciente, as lesões não são contagiosas", esclarece o dermatologista.

Quando diagnosticada de forma precoce, paciente pode se beneficiar com uma pele sem lesão

O diagnóstico da psoríase é clínico, ou seja, o médico irá examinar o paciente no consultório, checar o seu histórico, olhar os sintomas na pele. Em alguns casos poderá pedir uma biopsia para eliminar a suspeita de outras doenças similares[7,8]. A psoríase em placas é a forma mais comum, atingindo cerca de 85-90% dos pacientes[9].

"Com o diagnóstico em mãos é possível iniciar um tratamento adequado à gravidade da doença. Existem diferentes tipos de medicamentos que podemos prescrever, dependendo do paciente. Temos os de uso tópico (pomada e cremes), orais (sintéticos), a fototerapia ou os injetáveis (imuniobiológicos)[10,11]. Com o uso dos medicamentos biológicos, cerca de 80% dos pacientes com psoríase moderada a grave muitas vezes consegue atingir uma pele sem ou quase sem lesão[9]", finaliza Romiti.

Consulta Pública para incorporação de medicação biológica na rede privada está aberta

Um dos desafios é ter acesso a tecnologias avançadas que ajudam no controle da doença. No caso dos pacientes que possuem planos de saúde, para que eles tenham o tratamento coberto por seu plano, esse medicamento ou procedimento precisa ser incorporado ao Rol de Procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

A boa notícia é que, para a atualização do rol em 2021, a ANS está avaliando a incorporação de secuquinumabe, medicamento biológico já incorporado no sistema público via SUS, para acesso privado com cobertura dos planos de saúde. Uma das etapas do processo é uma consulta pública para que a ANS escute a opinião da sociedade sobre essas inclusões.

A consulta é pública, ou seja, aberta a todas as pessoas da sociedade que queiram dar o seu parecer sobre o tratamento. Caso tenha interesse em participar, acesse o site da ANS através do link http://www.ans.gov.br/participacao-da-sociedade/consultas-e-participacoes-publicas de 08 de outubro a 21 de novembro.

Sobre a Novartis

A Novartis está reinventando a medicina para melhorar e prolongar a vida das pessoas. Como líder global em medicamentos, utilizamos inovações científicas e tecnologias digitais para criar tratamentos transformadores em áreas de grande necessidade médica. Com foco na descoberta de novos medicamentos, estamos entre as principais empresas do mundo que investem consistentemente em pesquisa e desenvolvimento. Os produtos da Novartis alcançam mais de 750 milhões de pessoas em todo o mundo e estamos encontrando maneiras inovadoras de expandir o acesso aos nossos tratamentos mais recentes. Cerca de 105 mil pessoas de mais de 140 nacionalidades trabalham na Novartis em todo o mundo. Saiba mais em: http://www.novartis.com .

Informações à Imprensa:

IPG-PR

Mariana Braz - mbraz@ipg-pr.com

Gabriele Martins - gmartins@ipg-pr.com

Referências

1- Romiti R, Amone M, Menter A, Miot HA.Prevalence of psoriasis in Brazil - a geographical survey. Int J Dermatol. 2017 Aug;56(8):e167-e168.

2- Psoríase Brasil. Relatório global sobre a psoríase. Disponível em: http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/204417/17/9789241565189-por.pdf. Acesso em 01/10/2020.

3- Sociedade Brasileira de Dermatologia. Disponível em: http://www.sbd.org.br/psoriasetemtratamento/noticias/tratamento/ong-psoriase-brasil-promove-ato-para-chamar-a-atencao-sobre-a-falta-de-tratamento-da-doenca/. Acesso em 01/10/2020.

4- Rapp SR, Feldman SR, Exum ML et al. Psoriasis causes as much disability as other major medical diseases. J Am Acad Dermatol 1999; 41(3 Pt 1):401-7.

5- Clear Psoriasis Patient Survey. Disponível em http://saude.novartis.com.br/psoriase/a-psoriase-no-brasil/. Acesso em 30/01/2019

6- O que é e quando ela ocorre? Novartis. Disponível em: http://saude.novartis.com.br/psoriase/psoriase/saiba-o-que-e-a-psoriase-e-quando-ocorre/. Acesso em 02/10/2020.

7- National Psoriasis Foundation. About Psoriasis. Disponível em: http://www.psoriasis.org/about-psoriasis. Acesso em junho de 2016.

8- Mayo Clinic. Psoriasis. Disponível em: http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/psoriasis/basics/tests-diagnosis/con-20030838. Acesso em junho de 2016.

9- EMEA - CHMP. Guideline on Clinical Investigation of Medicinal Products Indicated for the Treatment of Psoriasis. Disponível em http://www.ema.europa.eu/docs/en_GB/document_library/Scientific_guideline/2009/09/WC500003329.pdf. Acesso em 30/01/2019.

10- Sociedade Brasileira de Dermatologia. Consenso Brasileiro de Psoríase 2012 - Guia de avaliação e tratamento. Disponível em http://www.ufrgs.br/textecc/traducao/dermatologia/files/outros/Consenso_Psoriase_2012.pdf. Acesso em 30/01/2019.

11- National Psoriasis Foundation. Psoriatic disease: about psoriasis. Disponível em www.psoriasis.org/about-psoriasis. Acesso em 30/01/2019.

Comentários
Assista ao vídeo