Colunistas - Rodolfo Bonventti

Programa J. Silvestre, o primeiro talk show da televisão brasileira, estreou em 1983

11 de Novembro de 2020

O paulista João Silvestre nasceu em 1922, mas desde 1945, quando foi trabalhar na Rádio Tupi do Rio de Janeiro, o Brasil inteiro passou a conhecê-lo simplesmente como J. Silvestre.

Depois de ter uma participação decisiva na televisão brasileira nos anos 1950, onde participou da inauguração e dos primeiros anos da TV Tupi do Rio de Janeiro, estreando programas que foram sucesso absoluto como “Essa é Sua Vida” e “O Céu é o Limite”, Jota Silvestre nos anos 1960 se tornou conhecido também por suas incursões como autor e ator em telenovelas como “Os Quatro Filhos”, na TV Excelsior, exibida em 1965.

Em 1979, J. Silvestre foi nomeado presidente da Radiobrás pelo então presidente da República, João Baptista Figueiredo, e aí se afastou da televisão por alguns anos, voltando com tudo na década de 1980.

E foi justamente em 1983, que ele estreou na TV Bandeirantes, com o “Programa J. Silvestre”, ocupando o horário nobre da emissora com uma atração repleta de entrevistas que acabou se transformando no primeiro talk show da televisão brasileira.

O programa ficou no ar de 1983 a 1986, quando J. Silvestre recebeu um convite da TV Manchete para apresentar o programa “Domingo Milionário” e levou a estrutura da sua atração na TV Bandeirantes, para ser um quadro do seu novo programa na emissora da família Bloch.

Bom entrevistador e com uma empatia e um carisma muito grandes junto ao público telespectador dessa época, J. Silvestre foi sempre um sinal de boa audiência para as emissoras pelas quais passou, até se aposentar de vez da Televisão em 1997.

Com bastante liberdade para convidar seus entrevistados e gerar polêmicas ou entrevistas de impacto, o “Programa J. Silvestre" conquistava para a TV Bandeirantes um público mais adulto, principalmente masculino, e garantia uma audiência mais qualificada e fiel para a emissora.

Ainda na TV Bandeirantes nos anos 1980, o apresentador também conduziu outro programa, que ao contrário da atração com o seu nome, tinha um endereço certo, o público feminino e se chamava: "Essas Mulheres Maravilhosas".

Comentários
Assista ao vídeo