Business - Agronegócio

Tereos registra recordes de produção na safra 2020/21

13 de Novembro de 2020

Grupo processou 20,9 milhões de toneladas de cana, com rendimento de 12,2 toneladas de açúcar por hectare, produzindo 1,9 milhão de toneladas de açúcar, 730 milhões de litros de etanol e 1.150 GWh de bioeletricidade

A Tereos Açúcar & Energia Brasil, subsidiária integral do grupo Tereos, segundo maior produtor de açúcar do mundo, encerra a safra 2020/21 hoje com diversos recordes de produção. Na safra, iniciada em abril, as sete unidades do Grupo no país processaram 20,9 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, maior moagem já obtida na história da empresa. No período anterior, a empresa moeu 19 milhões de toneladas.

Outro registro histórico foi o aumento de produtividade agrícola. A empresa atingiu um rendimento de 12,2 toneladas de açúcar por hectare (ATR/ha). “Apesar do ambiente climático adverso, com uma seca prolongada nesta safra, pudemos aumentar o rendimento agrícola graças aos nossos investimentos em tecnologias de produção agrícola, melhoria do censo varietal e na evolução da transformação digital da Tereos, com uso mais assertivo e ágil dos dados, melhorando as operações no campo”, comentou Jacyr Costa Filho, membro do Comitê Executivo do grupo Tereos.

Os investimentos realizados nos últimos anos nas sete unidades industriais e as mudanças gerenciais resultaram em um aumento progressivo da performance industrial, permitindo o recorde histórico em moagem diária de 120.300 toneladas de cana. “Além disso, houve um importante aumento na recuperação de açúcar, medido pela eficiência industrial de 92,2%”, complementou o executivo.

Recordes em produção de açúcar e bioenergia

Em um ano em que o mercado remunerou melhor o adoçante, o mix de produção da Tereos fechou com 63% de açúcar e 37% de etanol. A produção de açúcar atingiu recorde de 1,9 milhão de toneladas, crescimento de 19% se comparado à safra 2019/20. Mesmo com menor percentual do mix nesta safra, o etanol cresceu 11%, alcançando um volume de 730 milhões de litros. Até o final do ano, a empresa deverá atingir um total de 1.150 GWh de bioeletricidade cogerada e comercializada, também um recorde. Trata-se de um aumento de 18% em relação ao volume da safra anterior. Somando-se este volume comercializado à energia consumida pela operação e doada para instituições, o total da cogeração deve ultrapassar 1.600 GWh.

Segundo Costa Filho, mesmo em um ano de pandemia, por ser uma empresa de atividade considerada essencial, a Tereos manteve todas as suas unidades industriais em operação, seguindo as medidas preventivas indicadas pelas autoridades de saúde. “A prioridade foi preservar a saúde de nossos colaboradores, fornecedores e clientes, mantendo o compromisso em produzir alimentos, biocombustíveis e energia de maneira segura e com alta qualidade.”

Logística eficiente e mais sustentável

Em um momento desafiador, o investimento em logística feito em parceria com a VLI foi essencial para apoiar as exportações de açúcar da Tereos, que registraram um aumento de 60%. A estimativa é exportar 1,15 milhão de toneladas de açúcar nesta safra, também um recorde histórico. Contar com um sistema logístico que prioriza o modal ferroviário, além de incrementar a capacidade de carregamento, tornou o Grupo ainda mais competitivo, fator importante no setor sucroenergético, além de mais sustentável, já que a utilização de ferrovias contribui com a diminuição das emissões de gases de efeito estufa.

“Este foi um ano bastante positivo na nossa jornada em sustentabilidade. Em março, terminamos as certificações de todas as unidades para o programa RenovaBio, iniciando a comercialização de CBIOs a partir de julho. Em junho, anunciamos o primeiro financiamento sustentável do setor sucroenergético, atrelado a metas verdes. E foi iniciado o projeto de produção de biogás, a partir da vinhaça”, concluiu Costa Filho.

Sobre a Tereos

Com visão de longo prazo no processamento de matérias-primas agrícolas e desenvolvimento de produtos alimentícios de qualidade, a Tereos é uma das líderes nos mercados de açúcar, álcool/etanol e amidos. Os compromissos do Grupo com a sociedade e com o meio ambiente têm contribuído com a performance da companhia no longo prazo, enquanto reforça nossa atuação responsável. O Grupo cooperativo Tereos reúne 12.000 agricultores e possui expertise reconhecida no processamento de beterraba, cana-de-açúcar, cereais e batata. Com 48 unidades industriais, operações em 18 países e o compromisso de 22.300 colaboradores, a Tereos atende seus clientes em seus mercados locais, com uma oferta ampla de produtos. Em 2019/20, o Grupo obteve um faturamento de € 4,5 bilhões.

Tereos no Brasil

A Tereos no Brasil é composta pela Tereos Açúcar & Energia Brasil, Tereos Amido & Adoçantes Brasil e Tereos Commodities Brasil. No noroeste do Estado de São Paulo, a Tereos Açúcar & Energia Brasil concentra suas sete unidades de processamento e duas refinarias. A Tereos Amido & Adoçantes Brasil, com operação em Palmital (SP), diversifica o portifólio da Tereos Brasil com a fabricação de produtos derivados de milho e mandioca. A Tereos Commodities opera como trading e possui escritórios em diversos países.

Comentários
Assista ao vídeo