Viver - Saúde

Médica desabafa e diz que a situação está pior do que no inicio da pandemia; perderam o medo

3 de Dezembro de 2020

Uma médica intensivista que atua na linha de frente no combate à covid-19 fez um desabafo nas redes sociais na última sexta-feira (27) após um plantão “caótico” no Hospital Federal de Ipanema, na zona sul do Rio.

“A cada hora chega um paciente mais grave que outro. Ouso dizer que a situação está pior do que no inicio da pandemia”, declarou a médica no texto.

Em entrevista à Record TV Rio, Carolina Lucas, de 32 anos, disse acreditar que as pessoas perderam o medo da doença e relaxaram com as medidas de prevenção ao coronavírus.

Na última terça-feira (1º), o Monitora Covid-19, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), divulgou dados que indicam que o sistema de saúde da cidade pode estar à beira de um colapso.

Ainda nesta semana, o Comitê Científico da Prefeitura do Rio de Janeiro sugeriu ações que podem ajudar a conter o aumento dos casos. Entre elas estão o fechamento de escolas e a proibição de banhistas nas praias cariocas.

Para o epidemiologista da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) Roberto Medronho, o Rio ainda não saiu da primeira onda da pandemia.  

"Tivemos um pico no final de abril e início de maio. Ele subiu, mas na hora de descer, não desceu completamente. Agora, estamos vendo a nova subida sustentada, o que nos faz crer que ela não diminuirá nos próximos dias".

Comentários
Assista ao vídeo