Cultura - Viagem

Pousada do Sandi lança cardápio plant based em Paraty

17 de Dezembro de 2020

Ceviche de cogumelos com cebola roxa e leite de capim santo, casquinha de jaca com creme de castanhas, pupunha assada ao pesto de manjericão e hambúrguer de grão de bico com tahine são alguns pratos e petiscos do novo cardápio da Pousada do Sandi, em Paraty. 

Casquinha de jaca com creme de castanhas
Foto: Divulgação

“É um cardápio que vem reforçar nossa proposta health food, que já conta com kombucha no café da manhã, sorvete de kefir, e agora com um menu plant based, para contemplar os adeptos da alimentação natural”, diz Sandi Adamiu, que administra a pousada ao lado da mãe, Sandra Foz.

Bolo de banana sem glúten 
Foto: Divulgação

Para assinar o novo cardápio, os proprietários da Pousada do Sandi convidaram a chef paulistana Natália Luglio, jovem cozinheira especializada em gastronomia sustentável, com foco em ingredientes locais da biodiversidade brasileira e defensora de uma dieta à base de vegetais. 

“O desafio foi trazer opções criativas, alinhadas com a tradição da pousada”, diz Natália. Para isso, a chef mergulhou em uma pesquisa sobre os insumos e produtos da região de Cunha e Paraty, de onde vêm os ingredientes do novo cardápio.  “Vamos valorizar os sabores e ingredientes locais, com verduras e hortaliças orgânicas de pequenos produtores", diz a chef. 

O menu plant based é uma das muitas novidades que marcam os 30 anos da Pousada do Sandi, que passou por uma repaginada completa em 2020. O cardápio é uma opção a mais para os hóspedes, que continuam contando com petiscos tradicionais como “lula à dorê”, na piscina, por exemplo. “Faltava incluir pratos inventivos e únicos, que só se pode experimentar na pousada”, diz Natália Luglio. 

O menu completo inclui ainda toast de abacate e bolo de banana sem glúten vegano, entre outras delícias plant based, preparadas com ingredientes saborosos e sazonais da região. 

30 anos de história

Em comemoração aos 30 anos, toda a estrutura da Pousada do Sandi foi repaginada, incluindo a já consagrada decoração, levando em conta o novo protocolo de segurança da pandemia, para receber os hóspedes com todo o cuidado e conforto.

Vale lembrar que a Pousada do Sandi tem o selo Roteiros de Charme, concedido a apenas 73 hotéis no Brasil, a partir de rígidos critérios de qualidade e responsabilidade socioambiental. As escolhas da reforma levaram em conta o novo protocolo de segurança para Covid-19, com forte envolvimento e treinamento do staff, para receber os hóspedes com todo o cuidado e conforto.

+ 30 anos de História

O casarão do século XVIII que abriga a Pousada do Sandi já foi a Casa da Moeda, durante o ciclo do ouro, e a primeira escola de Paraty. A construção colonial estava abandonada, em meados dos anos 80, quando o empresário Alexandre Adamiu se apaixonou por sua esposa, Sandra Foz, e pela cidade que ela amava.

Grande empresário do cinema, presidente da Paris Filmes, Alexandre era também um visionário. Conta-se que foi em uma noite alegre, entre amigos, pelos bares da cidade, que ele decidiu arrematar o casarão, que reúne um conjunto de seis casarões, em uma esquina, no coração do Centro Histórico. Depois de uma longa reforma, ele presenteou Sandra com a Pousada do Sandi, perto de 1990. A pousada foi batizada em homenagem ao filho único do casal.

A Pousada do Sandi já nasceu como uma estrela. Alexandre teve ainda a ideia incluir um anúncio da pousada nas fitas VHS distribuídas pela Paris Filmes. Foi um sucesso. A Pousada do Sandi logo se tornou uma referência no imaginário dos brasileiros. Há dez anos, o próprio Sandi e sua mãe, Sandra, assumiram a administração da pousada, conservando a tradição do bem receber e a vontade de inovar e se renovar, sempre.

Comentários
Assista ao vídeo