Business - Agronegócio

Empresa gaúcha recebe prêmio exportação

17 de Dezembro de 2020

A performance exportadora da Rasip, uma das empresas controladas pela RAR, garantiu à empresa o Destaque Setorial no segmento Agropecuária na 48ª edição do Prêmio Exportação RS, promovido pelo Conselho do Prêmio Exportação RS. A Rasip, que produz e comercializa maçãs, obteve US$ 3.7milhões em receita total de exportações em 2019 e se consolidou em mercados importantes, como Índia e Rússia, que possuem grande potencial comprador. 

Sergio Martins Barbosa
Foto: Fabiano Panizzi

A Rasip, localizada em Vacaria, nos Campos de Cima da Serra, possui uma capacidade de produção e comercialização de 60mil toneladas por ano - sendo 50 mil toneladas de maçã própria e 10mil toneladas de frutas adquiridas de terceiros. “Nos últimos onze anos a Rasip vem com uma média de crescimento no seu faturamento de aproximadamente 13% ao ano e mesmo com o impacto na economia, gerado pela pandemia, a empresa se mantém otimista para o próximo ano”, afirma Sérgio Martins Barbosa, diretor-superintendente da RAR.

A projeção positiva da empresa se traduz em investimentos para aumento da produtividade. Ao longo do ano a Rasip investiu mais de R$ 14milhões em maquinário altamente tecnológico e cobertura dos pomares com telas antigranizo.

HISTÓRICO DE PIONEIRISMO

Pioneira na exportação de maçãs, há mais de 40 anos a Rasip exporta este produto para os mercados mais exigentes em padrões de qualidade e de segurança alimentar. “Independente dos desafios climáticos enfrentados, das flutuações das taxas cambiais, das questões econômicas ou incertezas do mercado, a empresa mantém dentro do seu planejamento estratégico a atuação contínua, direcionando todos os anos cerca de 15% da sua comercialização para atender o mercado externo”, completa o diretor.

“A maçã brasileira vem ganhando a cada ano mais espaço no mercado internacional. O trabalho que a Rasip desenvolve representa uma grande contribuição na construção dessa consolidação”, lembra Sergio. Prova disso é a crescente demanda pelos mercados já atendidos, bem como o surgimento de novos mercados que a cada ano desejam importar a maçã brasileira.

RASIP             
Uma das pioneiras a atuar no segmento de maçãs no país - os primeiros pomares foram plantados na década de 70 – a Rasip é a terceira maior produtora e comercializadora da fruta no Brasil. A empresa integra a RAR e foi fundada por Raul Anselmo Randon. Com sede em Vacaria, nos Campos de Cima da Serra Gaúcha, a Rasip tem como premissa o planejamento e execução de todos os processos a fim de garantir a excelência do produto final. Desde a colheita no campo, passando pelo atendimento personalizado, até a eficiência na entrega, a empresa prima pela satisfação plena do cliente, pois entende que este resultado é a condição única para atuar competitivamente no mercado, sustentando seu crescimento e visão de futuro. Possui a certificação GLOBAL G.A.P. (Global/GoodAgriculturalPratice), que garante um produto seguro, livre de qualquer tipo de contaminação, permitindo assim sua comercialização nas maiores redes de produtos alimentícios do mundo.

RAR
A RAR, de Raul Anselmo Randon, teve origem na fruticultura, com o cultivo da maçã na década de 1970. Hoje, é a terceira maior produtora e comercializadora da fruta no Brasil. Nos anos 1990, montou a primeira fábrica de queijo Tipo Grana fora da Itália lançando a marca GranFormaggio. A RAR tem, em seu portfólio, linha de importados com queijos e acetos italianos, presuntos e salames italianos e espanhóis, e azeites de oliva chilenos. A linha de derivados é composta por creme de leite fresco, manteiga e queijo parmesão. A empresa, com sede em Vacaria (RS), ainda conta com linha de 19 rótulos entre vinhos e espumantes e azeite de oliva a partir de produção própria. Esses e outros produtos com a qualidade RAR podem ser encontrados na loja virtual www.spacciorar.com.br.

Comentários
Assista ao vídeo