Cultura - Educação

Concurso de Redação do Instituto AIPI tem impacto nacional e atinge 30 mil estudantes

22 de Dezembro de 2020

Em plena pandemia do Coronavírus, o Concurso atingiu alunos da rede pública e se posiciona como um dos maiores do país em número de redações corrigidas com foco no ENEM

O 45º Concurso de Redação do Instituto AIPI, da International Paper, superou todas as expectativas e recebeu mais de 30 mil inscrições, tornando-se o maior do Brasil em número de redações corrigidas. O desafio, que antes era realizado em algumas cidades, teve abrangência nacional em 2020 e pela primeira vez foi feito de forma online.

“É um grande orgulho para nós poder contribuir com a educação inclusiva e promover o protagonismo dos estudantes, ainda mais considerando o cenário da educação no ano de 2020. Hoje, a parceria com o Redação Online tornou possível que estivéssemos presentes pelos meios digitais em todas as regiões do país estimulando a educação com cidadania”, afirma Luciana Huneke, presidente do Instituto AIPI. “Para chegar neste resultado, contamos com o apoio de mais de 27 Secretarias Estaduais e três mil escolas da rede pública. É uma grande rede de colaboração pela busca de um resultado comum”.

“O Concurso de redação ultrapassou todas as fronteiras estaduais e se tornou um dos maiores eventos de impacto educacional e social do Brasil, apoiando e transformando a vida de milhares de alunos de escolas públicas em tempos de pandemia”, comenta Otavio Pinheiro, CEO & Founder do Redação Online.

Os três estudantes com melhor classificação participaram de uma banca online e puderam apontar quais foram suas intenções e perspectivas diante do tema deste ano quando elaboraram a redação enviada. Ana Lívia Barbosa de Lima, Ayrton Breno Diniz Marques da Silva e Amanda Maria Satiro Silva, das cidades de Águas de Lindóia (SP), Jaboatão dos Guararapes (PE) e Boqueirão (PB), foram os vencedores desta edição em 1º, 2º e 3º lugar, respectivamente.

“Participar do Concurso de Redação do Instituto AIPI foi uma experiência única e que levarei por toda a minha vida. Fui motivada a participar por minha professora de língua portuguesa e também por meus familiares. Graças ao concurso, pude aprimorar minhas habilidades de escrita e aprendi a ter mais confiança em mim mesma. Sou muito grata a todos que fizeram parte desse projeto”, comemora Ana Lívia.

Preparação para o ENEM

Com o objetivo de incentivar estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais e municipais a transformarem suas realidades por meio da criatividade, o tema do Concurso foi “Como cada pessoa pode ser um cidadão ativo para mudar a realidade à sua volta?”, relacionando a discussão aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU e traz à tona a reflexão sobre contextos complexos e ambíguos que vivemos no dia de hoje.

“A intenção do Concurso também foi dar a oportunidade para os alunos testarem seus conhecimentos e habilidades para estarem mais preparados para fazer o ENEM, que pode ser um grande divisor de águas na vida desses jovens. Por isso, os critérios de correção estão de acordo com os estabelecidos pelo Exame Nacional do Ensino Médio e cada aluno recebe apontamentos e dicas de como escrever melhor”, reforça Luciana.

O concurso ofereceu aos concorrentes videoaulas de escrita do ENEM, para que pudessem se preparar melhor para a redação. “Gostaria de agradecer a disponibilidade das videoaulas que foram fundamentais para que eu atingisse a nota máxima na redação. Agradeço por ter tido a oportunidade de participar desse projeto que, com toda certeza, me ajudou a evoluir não apenas como estudante, mas também como pessoa”, complementa Ana Lívia.

Premiação

Ana Lívia Barbosa de Lima, Ayrton Breno Diniz Marques da Silva e Amanda Maria Satiro Silva receberão vale-compras fornecidos pelo Instituto AIPI para compra de livros e materiais escolares. Para os 100 alunos melhores colocados, será oferecido um plano de aulas on-line com duração de 12 meses na plataforma do Redação Online.

Assim como os estudantes, as escolas e os professores também serão premiados. Escola Estadual Dom Aquino Corrêa, de Três Lagoas (MS), Escola Mestre Júlio Sarmento, de Sousa (PB), e Escola Obdúlia Dantas, de Catolé do Rocha (PB) foram as instituições com maior número de alunos cadastrados e, por isso, ganharão 10 caixas de papel Chamex, marca de papel para escrever e imprimir da International Paper e livros educativos até o valor de R$ 5.000,00.

Já os 20 professores que tiveram a maior quantidade de alunos inscritos poderão fazer um treinamento para correção de redação no modelo de competência do ENEM e ganharão 2 caixas de papel Chamex cada.

Os resultados foram divulgados no site  www.concursoaipi.redacaonline.com.br

Sobre o Instituto AIPI – O Instituto AIPI é mantido pela International Paper do Brasil e tem como foco investir em projetos de transformação nas comunidades. Em 2020 o Instituto passou a atuar em uma única causa, a educação para cidadania, por meio de dois pilares: “despertar a cidadania”, oferecendo formas, conteúdos e capacitação para as escolas e centros de formação para que trabalhem temas que despertem a proatividade e a responsabilidade da cidadania nas pessoas; e “gerar transformação”, identificando, selecionando e capacitando pessoas com potencial para impulsionar seus projetos de transformação social nas comunidades em que a empresa atua.

O nome AIPI também faz parte do reposicionamento e representa a forma abrasileirada e simplificada de dizer a sigla IP. A mudança foi feita para aproximar a empresa das pessoas e comunidades com as quais se relaciona, conectar seus atributos ao nome e reforçar sua essência.

O Instituto é responsável por projetos que impactam as comunidades e que estimulam cada vez mais a formação de cidadãos ativos, oferecendo a estrutura necessária para que uma boa intenção vire uma boa ação. Nesses 13 anos de existência, foram investidos mais de R$ 11 milhões em projetos diversos, com 277 mil pessoas impactadas em todo Brasil. Confira mais informações sobre o Instituto AIPI no site www.institutoaipi.com.br

Comentários
Assista ao vídeo