Viver - Saúde

Natal, Réveillon e os cuidados com os dentes: o que é mito e verdade?

22 de Dezembro de 2020

Festas de fim de ano chegando. Quase impossível não pensar naquela mesa repleta de frutas, castanhas, carnes, salpicão, farofa, arroz à grega, entre outros pratos especiais e, claro, aquele bom vinho para acompanhar. Para fechar a ceia com chave de ouro, então, nada melhor do que uma fatia de panetone, chocotone, rabanada ou aquela sobremesa diferenciada. Com tanta comilança, sempre bate aquela dúvida: como fica nossa saúde bucal?

Daria Nepriakhina por Pixabay

O odontólogo Brunno Leite lembra que a escovação deve acontecer pelo menos de duas a três vezes ao dia e que manter os bons hábitos é fundamental nas festas de fim de ano. “O importante é que em dias especiais como estes, não se deixe levar pela preguiça”, reitera. À frente da Venko Inteligência Odontológica, em Goiânia, o especialista esclarece o que é mito e o que é verdade quando o assunto é cuidado com os dentes no Natal e no Réveillon. Confira:

Dr. Brunno Leite
Foto: Rogério Finotti

Vinho escurece os dentes?
Brunno explica que, de fato, os componentes do vinho podem provocar alguns danos ao sorriso, já que a concentração de pigmentos fortes é capaz de ocasionar manchas e escurecimentos dos dentes, assim como acontece com a cafeína. Por outro lado, os impactos dependem do procedimento realizado. “Quando estamos realizando um processo de clareamento dental, orientamos que evitem o consumo de vinho, alguns refrigerantes, café, entre outros alimentos com muito corante durante o tratamento. Em contrapartida, as facetas ou lentes de contato são feitas de cerâmica e são mais resistentes às manchas do que os nossos dentes. Quem as utiliza pode continuar bebendo vinho, café ou tomando açaí normalmente”, esclarece.

Transformação Venko
Foto: Dhallen Christtine

Há risco de quebrar o dente comendo castanha?
O odontólogo afirma que ao morder alimentos muito duros, como castanha, milho de pipoca, caroço de azeitona, entre outros, existe sim o risco de quebrar algum dente, tanto para quem usa aparelho ortodôntico ou tenha feito alguma restauração, quanto em dentes sadios ou facetas. “Atenção para não morder inesperadamente esses tipos de alimentos. Costumamos dizer que o que quebra um dente sadio, quebra também uma faceta”, adverte Brunno.

É preciso reforçar a higiene bucal nos dias das festas?
Como nas festas de fim de ano são muito frequentes as confraternizações entre familiares e amigos, os eventos não costumam ter hora para acabar e a escovação acaba caindo no esquecimento por conta do cansaço, mas Brunno alerta sobre os riscos deste tipo de descuido. “Durante a noite, a nossa boca fica mais seca, o que aumenta a possibilidade das bactérias se proliferarem, ou seja, as chances de cárie e de problemas gengivais são enormes. A frequência de consumo de doces é o maior perigo quando se trata de cárie e as festas de fim de ano são uma ocasião especial. Só não se esqueça de fazer a higiene bucal depois. Isso é essencial para evitar problemas”, enfatiza.

Comentários
Assista ao vídeo