Viver - Saúde

O que a pandemia ensinou aos administradores hospitalares

5 de Janeiro de 2021

Por Anderson Souza 

Se existe uma palavra que define a pandemia é aprendizado.  A  humanidade foi impactada pelo Covid-19 e a reinvenção, a criação do novo no meio do caos se fez necessária.

Para nós, administradores hospitalares, não foi diferente. De um dia pra noite, fomos obrigados a gerir: equipes, comprar EPI´s, cortar cirurgias eletivas, criar um novo planejamento para recursos financeiros, controlar insumos, administrar todos os setores do hospital. Além de inúmeros desafios, todos os dias.

O gestor hospitalar teve sua capacidade de administrar  testada todos os dias na pandemia, mesmo diante a todas as incertezas ainda, temos uma longa jornada. A possível segunda onda ou o aumento de casos novamente, veio para confirmar o inesperado.

Por outro lado, este cenário apontou a resiliência do setor da saúde brasileira, do SUS, dos hospitais privados e toda a cadeia para um único objetivo: salvar vidas.

Potencializou a força do cuidado, da prevenção, atenção primária, adiantou tendências como, por exemplo, a telemedicina e evidenciou novos comportamentos até do paciente, que se tornou mais digital. Pandemia versus tendência. Pandemia versus comportamento. Pandemia versus novos tempos.

Tudo ainda é incerto. O que permanece é a luta diária pela vida e as lições que já tivemos neste 2020. Compartilho abaixo as principais. 
    

*  Planejamento é tudo, mas não é maior que uma pandemia; 
*  O agente principal para o sistema de saúde: pessoas x tecnologia; 
* Telemedicina é a nova Medicina; 
* Insumos: ampliar a rede de fornecedores pode protegê-lo (la); 
* O caos não é maior que o desejo de uma boa gestão hospitalar; 
* Inteligência emocional nas decisões é fundamental; 
* Administrador hospitalar com atuação cada vez mais híbrida e com todos os stakeholders da instituição da saúde; 
* A VIDA é soberana: sempre

Sobre o autor:

Anderson Souza – administrador especialista na área hospitalar, atuante no Madrecor Hospital – Uberlândia (MG)

Comentários
Assista ao vídeo