Business -

Mercado de imóveis novos impulsiona segmento de administração de condomínios

14 de Outubro de 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em agosto deste ano, a cidade de São Paulo registrou a venda de 3.464 unidades residenciais, quantidade 86,2% maior do que a vendas em agosto de 2012, segundo Pesquisa do Mercado Imobiliário divulgada pelo Secovi-SP. O número de lançamentos neste mês totalizou 2.875 unidades, alta de 104,9% (1.403 unidades) comparado a julho deste ano e de 38,4% (2.078 unidades) diante de agosto de 2012. De janeiro a agosto, foram vendidas 22.638 unidades, volume 45,8% superior ao mesmo período de 2012, quando foram negociados 15.530 imóveis. Vale destacar o segmento de 2 dormitórios, com 44,4% (10.048 unidades) do total comercializado nesses oito meses de 2013.

O mercado imobiliário funciona em cadeia e os números favoráveis impulsionam o segmento na ponta, pois esses novos empreendimentos, quando entregues daqui a aproximadamente dois anos, terão de contar com o trabalho de boas empresas de administração de condomínios. Por isso a necessidade de novas tecnologias e qualificação profissional deste setor. No sentido de encontrar soluções para enfrentar os desafios e criar novas oportunidades de negócios, será realizado o Congresso Nacional do Mercado Imobiliário, a partir deste domingo (13/10) a terça-feira (16/10), no Hotel Renaissance (Alameda Santos, 2.233), em São Paulo (SP). 

“Cada vez mais, os condomínios funcionam como verdadeiras minicidades e precisam de empresários antenados e profissionais capacitados em gerenciamento. O Conami abre essa possibilidade por meio de um rico conteúdo técnico e da geração de oportunidades de negócios”, afirma Hubert Gebara, vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP. 

Empresários e profissionais de todo País estarão presentes no Conami, que é considerado o evento mais importante para o segmento de administração de condomínios e imóveis do Brasil. Realizado bienalmente em um Estado diferente, o congresso não ocorria em São Paulo desde 1983. Está agora em sua 17ª edição, organizada pelo Secovi-SP (Sindicato da Habitação) e a Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC).

O evento discutirá temas como gestão de novos empreendimentos, panorama de empreendimentos certificados, autorregulamentação da atividade de administração de condomínios, sucessão em empresas familiares, comunicação empresarial e multimídia; questões jurídicas atuais do setor de locação e plenária sobre mercado de comércio e serviços imobiliários, além de visitas técnicas a empreendimentosimobiliários. 

“O Conami é de interesse não apenas de profissionais em busca de networking e atualização com as melhores práticas do mercado, mas também das empresas que identificaram a oportunidade para a realização de bons negócios. A iniciativa pretende preparar o setor para lidar de maneira mais eficiente com os desafios do dia a dia. Portanto, é fundamental para aproveitarmos as oportunidades que o atual ambiente promissor oferece para nossas empresas, completa Rubens Carmo Elias Filho, presidente da AABIC.

Merecem destaque as palestras do consultor, especialista em carreiras e gestão empresarial, Max Gehringer, no dia 14/10, e do publicitário Nizan Guanaes, chairman do Grupo ABC de Comunicação, em 15/10. A cultura também terá vez no Conami: ainda no domingo, 13/10, às 19 horas, no coquetel de boas-vindas aos participantes, o maestro João Carlos Martins estará à frente da Camerata Bachiana. Na terça-feira, 15/10, o jantar de confraternização, no Hotel Unique, contará com show do grupo Demônios da Garoa. 

Confira a programação completa.

Números - O segmento reúne em torno de 12.500 empresas especializadas em administração de condomínios em todo o País, que demandam serviços, produtos e tecnologias. Segundo estimativa do Secovi-SP, existem aproximadamente 52 mil condomínios (residenciais, comerciais e mistos) no Estado de São Paulo. Destes, 25 mil na capital paulista. No Brasil, são aproximadamente 203 mil condomínios. 

Jornalistas interessados em acompanhar o evento podem fazer seu credenciamento em www.conami2013.com.br/cadastro_imprensa.php . 

Mais informações: www.conami2013.com.br .

Comentários
Assista ao vídeo