Business - Agronegócio

Comissão de Agronegócios da OAB SP apoia a sojicultura brasileira e rebate declaração de Macron

15 de Janeiro de 2021

A Comissão de Agronegócios da OAB SP emitiu declaração, nesta quinta-feira (14), em apoio à sojicultura brasileira face às acusações feitas pelo presidente da França, Emmanuel Macron, que afirmou que comprar soja do Brasil é incentivar o desmatamento na Amazônia.

No documento, assinado pelo presidente Marco Tulio Bastos Martani e pelo vice-presidente Bernardo Felipe Abrão, a Comissão afirma que o produtor de soja brasileiro respeita a legislação nacional e que preza pelas boas relações com todos os países, sejam compradores, parceiros comerciais ou consumidores finais. É inadmissível que um chefe de nação faça ilações com a finalidade única de estimular a produção própria de seu país, prejudicando a imagem e a reputação de produtores que respeitam as leis do Brasil e que desempenham importante papel de abastecer o mundo com seus produtos agropecuários.

A Comissão diz, ainda: “A declaração do presidente francês, Emmanuel Macron, que afirma que a compra da soja brasileira estimula o desmatamento ilegal, é descabida de fundamentos e afronta a dignidade do produtor rural brasileiro. As maiores áreas produtoras de soja brasileiras não estão na Amazônia e se localizam em fronteiras agrícolas ou áreas anteriormente improdutivas, adaptadas com estudos e tecnologias da EMBRAPA e de outras entidades de pesquisa, a duras penas, para que o Brasil se tornasse um dos líderes mundiais em produtividade agrícola. Fruto do esforço coletivo, a sojicultura brasileira é competitiva e altamente produtiva, integrada às cadeias mundiais do agronegócio, merecendo ser respeitada”.

Sobre a OAB SP

A OAB SP, criada em 22 de janeiro de 1932, é a maior Secional do País com mais de 336 mil profissionais da advocacia ativos, quase 5 mil estagiários e 33 mil sociedades inscritas. Mantém 118 comissões atuantes, entre permanentes e especiais, que desenvolvem importante trabalho de estudo e aperfeiçoamento da legislação, além de zelar pelo advogado (a) e pelos (as) cidadãos (ãs). Com 915 postos de atendimento espalhados por todo o Estado, incluindo as 247 Subseções e 228 pontos de Certificação Digital, a OAB SP promove, com exclusividade, a representação, defesa, seleção e disciplina da advocacia. Ao defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático de Direito, os direitos humanos e a justiça social, contribui com a consolidação das instituições democráticas e da cidadania brasileira.

Comentários
Assista ao vídeo