Viver - Saúde

Vacinação contra Covid-19 em grupos prioritários inclui obesidade grau III

3 de Fevereiro de 2021

A obesidade é um dos principais fatores de risco para a covid-19. A ONG Obesidade Brasil é a primeira organização sem fins lucrativos do mundo direcionada a pessoas com obesidade. Ela foi fundada para gerar uma conscientização de que a obesidade é uma doença multifatorial e crônica, caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal e associação com outras doenças, tais como hipertensão, diabetes, câncer, etc. no indivíduo. Ela não está relacionada à falta de força de vontade, falha de caráter ou algo facilmente controlável.

Estudos recentes mostram que os indivíduos com obesidade apresentam maior inflamação, volume pulmonar reduzido, apneia do sono, alterando a oxigenação enquanto dormem, e maior risco de trombose. Todos esses fatores e a presença de comorbidades, como diabetes e hipertensão, favorecem um maior risco de complicações nos casos de covid-19.

De acordo com o World Obesity Day, pessoas que vivem com obesidade têm duas vezes mais chances de serem hospitalizadas se o teste for positivo para o vírus. Diante dessas evidências, as pessoas com obesidade grau III (IMC maior ou igual a 40) estão no grupo de risco e entraram como prioridade na vacinação contra a covid-19.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a quantidade de pessoas diagnosticadas com obesidade no mundo até 2025 será de 700 milhões de pessoas. Como forma de alertar a população para os riscos provocados pela condição, foi instituído o Dia Mundial da Obesidade, em 4 de março, desde 2020. Antes, a data oficial era 11 de outubro. Segundo os últimos dados do IBGE, no Brasil temos 41 milhões de pessoas com obesidade.

A ONG Obesidade Brasil surge com o objetivo de conscientizar e trazer informações claras e objetivas, sempre com mentoria científica, com linguagem acessível sobre obesidade, prevenção, diagnóstico, tratamento, novas tecnologias e direcionamento aos centros públicos e gratuitos de atendimento, ajudando da melhor forma possível.

Coordenadores da ONG Obesidade Brasil:

Psicóloga Andrea Levy

Psicóloga Clínica e bariátrica, especialista em Obesidade e Transtornos Alimentares pelo HC-FMUSP. Mais de 20 anos de atuação em clínica de Obesidade e Cirurgia Bariátrica . Coordenadora da ONG Instituto Obesidade Brasil
Autora do livro "Cirurgia Bariátrica: manual de instruções para pacientes e familiares".

Psicóloga Andrea Levy

Nutróloga Andrea Pereira

MD, PhD. Doutorado pela Endocrinologia da UNIFESP em Obesidade e Cirurgia Bariátrica, Pós-doutorado pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa, Médica Nutróloga do Departamento de Oncologia e Hematologia do Hospital Israelita Albert Einstein. Membro da Comunidade Canadense de Terapia Nutricional Presidente e co-fundadora da ONG Obesidade Brasil.

Nutróloga Andrea Pereira

Cirurgião Bariátrico Carlos Schiavon

Médico Especialista em Cirurgia Bariátrica e Metabólica. Formado em 1987, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Doutor Cirurgião pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - São Paulo, SP. Especialista em Cirurgia Bariátrica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. Investigador principal do Trial GATEWAY - Gastric Bypass to Treat Obese Patients With Steady Hypertension.

Cirurgião Bariátrico Carlos Schiavon
Comentários
Assista ao vídeo