Viver - Saúde

Exercícios de Pilates podem amenizar dores nas costas causadas pelo Home Office

23 de Fevereiro de 2021

Alongamento, expansão da consciência corporal, aumento da flexibilidade, resistência e melhora da coordenação motora são apenas alguns dos muitos benefícios que a prática do Pilates pode proporcionar. Durante a pandemia, a atividade se tornou uma grande aliada para aqueles que buscam melhorar dores nas costas e até mesmo tonificar os músculos.

Exercício de Gato

Quando praticada corretamente, a atividade fortalece toda musculatura responsável pela sustentação da nossa coluna, e principalmente a base dela, conhecida como lombar, região famosa por muitas dores. A professora Joselma Araújo (CREF 245732), da Pure Pilates, maior rede de Pilates da América Latina, indica alguns exercícios para fazer em casa e aliviar as dores:

Posição: em posição de quatro apoios ou de gato, inspire. Na expiração traga sua coluna em direção ao teto, fazendo um arco como um gato arrepiado. Nesse momento a cabeça precisa acompanhar o movimento e o seu olhar deve ser direcionado para o meio das pernas. Ao retornar imagine levando os ísquios para longe (como se fosse empinar o bumbum) e leve o olhar para frente. Expire e retome o movimento.

Repetições: 10 a 12 repetições.

Créditos: Pure Pilates

Rolamento da coluna na parede

Posição: de pé, encoste sua cabeça e coluna na parede, perceba quais pontos estão apoiados e quais pontos da coluna estão sem apoio. Deixe os braços ao longo do corpo. Inspire, na expiração role sua cabeça e coluna em direção ao chão. Deixe os braços pesarem como pêndulos para baixo. Na próxima expiração procure ativar o abdômen e subir a coluna rolando vértebra por vértebra na parede, atente para a cabeça subir por último.

Repetições: 4 a 8 repetições.

Fazer aquela pausa durante o trabalha para se alongar é de extrema importância, os chamados exercícios compensatórios evitam lesões por esforço repetitivo, além de ajudar a corrigir vícios posturais. As pausas podem acontecer por 30 diários ou sempre que sentir a musculatura tensionada e com dores. XX também indicou dois exercícios de alongamento:

Créditos: Pure Pilates

Spine Strech (Alongamento da coluna)

Posição: Sente-se com o tronco reto, pernas esticadas à frente. Mantenha seus braços retos elevados na altura dos ombros, procure manter a sensação de crescimento da cabeça em direção ao teto. Leve os braços em direção aos pés arredondando sua coluna. Retorne montando a coluna na posição inicial.

Repetições: 6 a 8 repetições.

Créditos: Pure Pilates

Exercício de Sereia:

Posição: sentado com as pernas cruzadas em Z eleve um braço em direção ao teto, imagine que quer alcançar o teto com a ponta dos dedos e ganhar espaço entre as costelas, agora leve na expiração a coluna e o braço em flexão lateral.

Repetições: 8 a 10 repetições (para cada lado)

Créditos: Pure Pilates

Mais sobre a Pure Pilates

Fundada em 2009, a Pure Pilates é hoje a maior rede de Pilates da América Latina. A empresa nasceu do desejo do sócio fundador Douglas Paiva em oferecer um serviço de qualidade à população, melhorando a saúde e a vida de milhares de pessoas.

A rede de franquias oferece implantação pronta, com baixo custo de investimento e alta rentabilidade, a partir de estratégias de marketing profissional. Os franqueados conseguem ter controle da própria vida, além de possuírem múltiplas unidades, ampliando assim sua capacidade de retorno. “A gestão de um Studio de Pilates através da nossa metodologia e sistemas, permite que os franqueados trabalhem em horários alternativos e até mesmo de casa em várias horas do dia. O retorno do investimento ocorre entre 18 e 24 meses e o Breakeven entre 3 e 5 meses”, explicou Roberto Perfeito, sócio da marca.

A Pure Pilates já possui 90 unidades e tem como objetivo alcançar 100 franqueados ainda em 2021, expandindo-se para todo o Brasil, com foco principal no interior de SP e principais capitais da região Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

Já para os alunos, um dos principais diferenciais é o fato de serem uma empresa 100% integrada e fornecerem serviços que vão muito além da atividade física, com uma metodologia pedagógica própria, utilização de equipamentos de última geração e atendimento individualizado. “Temos um DNA digital muito forte, oferecemos mais do que Pilates. Hoje, um aluno matriculado pode fazer aula em qualquer unidade, agendando diretamente no nosso App exclusivo, por exemplo”, conta Douglas Paiva, sócio fundador.

Atualmente a rede possuiu unidades em São Paulo, Osasco, Guarulhos, Barueri, São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano, Diadema, São José dos Campos, Rio de Janeiro e fase de implantação em Jundiaí, Campinas e Porto Alegre.

Vale ressaltar que durante a pandemia, a marca conseguiu se fortalecer e criar um vínculo mais próximo e humanizado com os franqueados e alunos, trazendo diversas alternativas como aulas online, pacotes promocionais e venda de produtos.

“Graças ao nosso formato de negócio sólido e resistente, o resultado foi que não tivemos nenhuma unidade fechada até agora. Pelo contrário, assim que voltamos, a venda de novas unidades cresceu de forma bastante acelerada”, comemorou Roberto.

Site Oficial: www.purepilates.com.br/

Instagram: @purepilatesbr

Facebook: /pure.pilates.br

Comentários
Assista ao vídeo