Colaboradores - Ruvin Singal

Homenagem: Márcia Maria

17 de Outubro de 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Marcia Maria Brisa, cujo nome artístico é Marcia Maria, nasceu em Vitória, Espirito Santo em 05 de fevereiro de 1944.

Famosa, por seu rosto anguloso e detentora de uma vasta e bela cabeleira loira, além de um linda voz, Marcia Maria estreou como atriz em uma pequena participação na série Ceará Contra 007, de Marcos César, vivendo a personagem Sílvia, ao lado de comediantes como Ronald Golias, Jô Soares, Consuelo Leandro e tantos outros!

Sua primeira particpação em telenovela foi em A Última Testemunha, de Benedito Ruy Barbosa, em 1968, na Tv Record, mas foi em Algemas de Ouro, que Marcia Maria se revelou uma grande atriz, ganhando na época o maior troféu da televisão brasileira, o Roquete Pinto.

O auge do sucesso

Sua consagração aconteceu em As Pupilas do Senhor Reitor, também exibida pela TV Record, em março de 1970, onde interpretava uma das pupilas. A novela ficou quase ano no ar e foi um dos maiores sucessos da emissora no gênero.

Em março de 1971 Márcia teve um grande desafio: viver Veridiana, a principal personagem feminina de Os Deuses estão Mortos, de Lauro César Muniz, até hoje considerada pelos críticos de televisão como um dos melhores textos de telenovela.

A presença marcante de Márcia (a Catherine Deneuve brasileira), chamou a atenção do diretor Fauzi Mansur. E foi através dele que ela teve sua estréia no cinema com um dos principais papéis em Uma Verdadeira História de Amor, contracenando com o ator Francisco Di Franco.

Em 1972, após grande sucesso na TV Record, estreava na TV Tupi e se consagrava como a atriz preferida do grande autor Geraldo Vietri.

Atuou em Meu Rico Português, João Brasileiro - O Bom Baiano, Os Apóstolos de Judas, além de Os Inocentes, A Viagem e a histórica Mulheres de Areia.

Após o fechamento da TV Tupi, Márcia ainda se consagra como apresentadora de TV, resgatando seu começo de carreira ao apresentar A mulher dá o recado, na TV Record.

Márcia permanecia quatro horas no ar e é a precursora dos famosos programas femininos. Esse programa ganhou o prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte). Depois disso voltou a fazer novelas no SBT, Bandeirantes e Record. Além disso, atuou no teatro em peças como Morte e Vida Severina e Como o Vento, de Ronaldo Ciambroni.
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sua carreira artística foi pautada de grande sucesso.


E essa é a nossa grande homenagem a uma das pioneiras e principais atrizes da televisão brasileira, que faleceu em 08 de vereiro de 2012.

 

Comentários
Assista ao vídeo