Notícias - Na Mídia

Ação contra a transferência do Comitê de Imprensa da Câmara dos Deputados

3 de Março de 2021

Instalado no Salão Verde, desde a inauguração da Câmara, em 21/4/1960, conforme o projeto de Oscar Niemeyer, o Comitê dispõe de uma área com cerca de 2 mil m2 e permite acesso direto ao Plenário Ulysses Guimarães e ao gabinete da Presidência da Câmara.

A proximidade do plenário e do gabinete da Presidência agilizam o trabalho dos jornalistas para a obtenção e a divulgação imediata de notícias de interesse da sociedade.

Segundo Paulo Jeronimo, presidente da ABI, “o objetivo da Ação Civil Pública é impedir que dois crimes sejam cometidos pelo presidente da Câmara, deputado Arthur Lira: a afronta ao tombamento feito pelo Iphan, em 2007, e contra o livre exercício do jornalismo, com a criação de obstáculos para o acesso aos deputados e o presidente daquela Casa”.

“Nem mesmo a ditadura militar, quando ainda não havia o tombamento, interferiu na localização do Comitê de Imprensa. É um absurdo que o presidente Arthur Lira, com o apoio do “centrão”, decida de forma autoritária dificultar o trabalho dos jornalistas e mudar o Comitê de local”, concluiu Paulo Jeronimo.

Clique aqui e conheça a íntegra da Ação Civil Pública

Comentários
Assista ao vídeo