Notícias -

Bandeirante Paranaense

17 de Outubro de 2013

Entres os dias 05 e 08 de novembro, será realizada na cidade de São Paulo a décima edição da Semana da Mesa. Organizado pela revista Prazeres da Mesa, o evento se consolidou como um dos mais importantes do mundo e reúne anualmente grandes nomes da gastronomia nacional e internacional. Nessa edição, o festival gastronômico terá como tema “Raízes: de onde viemos e para onde vamos”.

Defensora da culinária regional e dos produtores locais, a jovem chef paranaense Manu Buffara, estreante no evento, será um dos grandes destaques da Semana da Mesa, onde irá ministrar a palestra “Uma Bandeirante Paranaense – Buscando minhas raízes e a história do meu Estado”, no Mesa Tendências. “Todo chef sonha em participar da Semana da Mesa, um evento que reúne grandes nomes da gastronomia nacional e internacional. Quando recebi o convite, fiquei muito emocionada, ainda mais quando soube que teria a oportunidade de falar sobre as minhas raízes culturais e culinárias, lembrando, por exemplo, dos ensinamentos que recebi da minha avó, no litoral do Estado do Paraná”, relembra Manu.

Identificando, utilizando e, acima de tudo, divulgando os sabores e os produtores locais, a chef busca fortalecer a cadeia gastronômica paranaense e contribuiu diretamente para a ascensão da culinária do Estado em um lugar de destaque no cenário nacional. “Sempre que tenho uma folga na agenda, procuro viajar pelo Estado em busca de produtos diferenciados, que são testados e, quando aprovados, adicionados ao cardápio do Restaurante Manu, meu empreendimento na cidade de Curitiba. Esse processo é muito interessante, pois faz com que eu mergulhe na história e nas características de cada cantinho do Paraná. Após cada expedição que realizo com a minha equipe, volto para Curitiba repleta de novas ideias e encantada com os produtores, profissionais que trabalham com muito amor e dedicação”, conta a chef. 

Desde que iniciou esse minucioso trabalho, Manu Buffara passou por diversas cidades paranaenses, onde encontrou, por exemplo, diferentes tipos de bananas; legumes e vegetais orgânicos; méis de inúmeras espécies de abelhas; cogumelos; carnes de suíno e de javali; queijos coloniais; e uma grande variedade de frutas.  “No Restaurante Manu, promovemos uma mescla entre esses produtos regionais e as principais técnicas da gastronomia contemporânea. Ou seja, sabores tradicionais e acessíveis ganham releituras especiais, comprovando que a alta gastronomia está ao alcance de todos”, completa Manu.

A décima Semana da Mesa será realizada entre os dias 05 e 08 de novembro, no Centro Universitário SENAC – Santo Amaro, na cidade de São Paulo (SP). Além de Manu Buffara, grandes profissionais da gastronomia mundial estão confirmados no evento, entre eles os brasileiros Alex Atala, Jefferson Rueda e Roberta Sudbrack; a dinamarquesa Trine Hahnemann; o italiano Massimo Bottura; e o sueco Magnus Nilsson. Mais informações no site www.semanamesasp.com.br.

Prêmios recebidos pela chef Manu Buffara:

 

·                     Chef Revelação do Ano (Manu Buffara) – Prêmio Prática – 100 Melhores Restaurantes do Brasil (2013)

·                     Cozinha Contemporânea (Restaurante Manu) - Veja Curitiba Comer & Beber (2013)

·                     Chef 5 Estrelas (Manu Buffara) – Prêmio Bom Gourmet (2012)

·                     Chef do Ano (Manu Buffara) – Veja Curitiba Comer & Beber (2012)

·                     Cozinha Contemporânea (Restaurante Manu) - Veja Curitiba Comer & Beber (2012)

·                     Chef Revelação do Ano (Manu Buffara) – Guia Quatro Rodas Brasil (2011)

·                     Cozinha Contemporânea (Restaurante Manu) - Veja Curitiba Comer & Beber (2011)

·                     Chef 5 Estrelas (Manu Buffara) – Prêmio Bom Gourmet (2011)

·                     Chef Revelação do Ano (Manu Buffara) – Revista Gula (2007)

 

Comentários
Assista ao vídeo