Informes - Canal Jurídico

Ministro Gilmar Mendes pauta suspeição de Sérgio Moro para esta terça-feira

9 de Março de 2021

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), incluiu na pauta da 2ª Turma desta terça-feira (9) a suspeição do ex-juiz Sergio Moro em julgamentos da operação Lava Jato.

O recurso foi apresentado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os advogados do petista argumentam que o ex-juiz da Lava Jato foi parcial e agiu com motivação política ao condená-lo no caso do tríplex do Guarujá. Lula foi condenado, neste caso, a 8 anos, 10 meses e 20 dias de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

As condenações de Lula foram anuladas pelo ministro Edson Fachin nesta segunda-feira (8). O magistrado concedeu habeas corpus para declarar incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba para julgar processos que envolvem Lula. São eles: tríplex do Guarujá, sítio de Atibaia e doações ao Instituto Lula. Dessa forma, o petista recuperou os direitos políticos e volta a ser elegível. Na avaliação do ministro, as ações não poderiam ter corrido em Curitiba porque os fatos apontados não têm relação direta com o esquema de desvios na Petrobras. As ações, agora, serão submetidas a Justiça Federal do Distrito Federal. Nesta terça, a 2ª Turma julgará a suspeição de Moro no processo. A reportagem procura contato com a defesa de Moro. O espaço está aberto para manifestação.

Comentários
Assista ao vídeo