Viver - Esporte

Cinco recordes positivos (e um negativo) de Messi que até parecem mentira

1 de Abril de 2021

De origem francesa, o dia 1º de abril, também conhecido como Dia da Mentira no Brasil, é famoso por carregar consigo algumas brincadeiras que costumam render boas risadas. Sua ‘estreia’ por aqui se deu em 1828, quando um jornal anunciou o falecimento de Dom Pedro, o que foi desmentido no dia seguinte. Na Espanha, e em outros países de língua espanhola, a ocasião é celebrada no dia 28 de dezembro - ‘Dia dos Tolos’ -, data dos Santos Inocentes.

E foi entrando neste clima que decidimos relembrar alguns dos feitos mais absurdos do argentino Lionel Messi, que são realmente difíceis de acreditar...

1. Maior artilheiro de um único clube (e na LaLiga): Considerando apenas os jogos oficiais na história do futebol, Lionel Messi acumulou uma enorme quantidade de gols: nada menos que 734 em 910 jogos no total entre FC Barcelona e Argentina. Somente pelo Barça os 663 tentos oficiais colocam o argentino no Top-1 desta lista. Falando especificamente da LaLiga, o principal torneio da Espanha, o camisa 10 disputou até o momento 511 partidas pelo clube Blaugrana e marcou 467 gols, ultrapassando o recorde de Gerd Muller em torneios nacionais - 365 em 427 jogos pelo Bayern na Alemanha. Isso, sem falar que é o jogador que mais vezes foi artilheiro da própria LaLiga, com sete troféus Pichichi .

2. Está presente no Guinness Book: Apesar de ser o jogador com mais Bolas de Ouro na história e o segundo que mais troféus da LaLiga já levantou - estando a apenas duas do ídolo merengue Paco Gento, com 12x10 -, Messi está no famoso ‘Livro dos Recordes’ por outro motivo. Em 2012, o camisa 10 Blaugrana fez história ao anotar impressionantes 91 gols na temporada, conquistando seu espaço no Guinness como o atleta que mais balançou as redes em um só ano. Vale lembrar que deste montante, 50 gols foram somente na LaLiga Santander, o que o deixa no posto de maior artilheiro de uma única edição do nacional.

3. Jogador com mais Hat-Trick na LaLiga: Falando em gols... o maior artilheiro da história do FC Barcelona e da seleção da Argentina, também é o dono do maior número de Hat-Tricks - quando o jogador marca três gols em uma mesma partida - na história do futebol espanhol. Afinal, em 36 oportunidades, o craque argentino ‘levou a bola para casa’ na LaLiga Santander, ultrapassando justamente o recorde de Cristiano Ronaldo (que era de 34 "hat-tricks" na Liga), obtido em dezembro de 2019. Em outras seis vezes, Messi ainda conseguiu fazer quatro gols. Isso, sem falar que ele marca ao menos 20 gols há 13 temporadas seguidas - somando, então, mais um recorde para sua vasta lista.

Foto: Divulgação | LaLiga

4. Já marcou quase 30 gols de cabeça: Ao contrário do que muitos podem imaginar, Messi não é tão baixo quanto parece. No entanto, mesmo que pequeno perante aos grandes zagueiros das ligas europeias e das seleções, o argentino de 1,7m já conseguiu balançar as redes adversárias em 24 oportunidades de cabeça - o mais lembrado deles, muito provavelmente, é aquele marcado no dia 27 de maio de 2009, diante do então Manchester United de Cristiano Ronaldo, em plena final da Liga dos Campeões.

5. Cresce em jogo grande: Por falar na altura do gênio argentino, Messi cresce quando o jogo é importante. Principalmente se for clássico contra as principais equipes da LaLiga. Prova disso, é que seu gol de número 700 na carreira veio contra o Atlético de Madrid, a segunda maior vítima do argentino, com 32 gols sofridos. A equipe de Simeone só é superada pelo Sevilla FC, que sofreu incríveis 38 gols do camisa 10. O Valencia CF completa o pódio, vendo Messi mandar a bola para o fundo das redes em 29 oportunidades. Enquanto o Real Madrid, principal adversário a nível espanhol e mundial, é o quarto da lista com 26 gols - o RCD Espanyol, rival local da Catalunha, completa o top-5, com 25 tentos contra.

BÔNUS. Nunca conquistou um título profissional por seu país: Pois é, falando assim fica até difícil de acreditar. Ainda mais que, quando bem jovem, ainda no início de carreira, Lionel Messi liderou a Argentina na grande conquista do ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim, na China, em 2008 - além da Copa do Mundo da Fifa Sub-20, três anos antes. No profissional, foram quatro vices, sendo três na Copa América (2007, 2015 e 2016) e um na Copa do Mundo (2014).

Foto: Divulgação | LaLiga

#HayQueVivirla
Não é só Futebol. É LaLiga.

Sobre a LaLiga

LaLiga é uma organização global, inovadora e socialmente responsável, líder no setor de lazer e entretenimento. É uma associação desportiva privada constituída pelos 20 clubes e sociedades desportivas (S.A.D.) da LaLiga Santander e pelos 22 da LaLiga SmartBank e é responsável pela organização das duas competições nacionais de futebol profissional. Na temporada 2018/2019, a LaLiga atingiu 2,7 bilhões de pessoas em todo o mundo. Com sede em Madrid (Espanha), a LaLiga está presente em 55 países através dos seus 9 escritórios e 46 delegados. A associação realiza sua ação social por meio de sua Fundação e é a primeira liga de futebol profissional do mundo a ter uma liga para jogadores de futebol com deficiência intelectual: LaLiga Genuíno Santander.

Comentários
Assista ao vídeo