Colunistas - Rodolfo Bonventti

“Vereda Tropical”, uma divertida comédia de Carlos Lombardi e Silvio de Abreu

5 de Abril de 2021

A atração estreou em 23 de julho de 1984 e ficou quase sete meses no ar, elevando os índices no horário para a emissora nos seus mais de 160 capítulos. Foi uma comédia inovadora que atingiu o público feminino com uma história romântica agradável e muito bem contada e com vários personagens circulando por uma sofisticada fábrica de perfumes; e o público masculino ao ter o futebol e um talentoso centroavante em busca do sucesso em um grande time de São Paulo, como o principal personagem masculino da novela.

Vereda Tropical - Paulo Betti, Lucélia Santos e Mário Gomes

Lucélia Santos era Silvana, uma operária da fábrica de perfumes que se apaixona por Victor (uma participação especial de Lauro Corona), o filho do patrão, sr. Oliva (Walmor Chagas), fica grávida dele e sofre muito quando ele morre em um acidente de carro antes do seu filho nascer, logo na primeira semana da novela.

Lucélia Santos e Lauro Corona

No outro lado da história a divertida família da viúva Bina (brilhante interpretação de Geórgia Gomide), que vive na Vila dos Prazeres e possui uma cantina italiana. É ali que a personagem de Lucélia Santos vai provocar uma disputa do seu amor por dois irmãos, o tímido e romântico Marco, vivido por Paulo Betti, e um apaixonado por futebol, o centroavante Luca (o melhor trabalho até hoje de Mário Gomes na TV) que de tudo faz para fazer parte de um grande time de futebol.

Com a fábrica de perfumes como outro cenário constante e muito importante para o desenvolvimento da história, lá brilhava o talento de Marieta Severo como Catarina, a filha mais velha e extremamente ambiciosa do dr. Oliva. O sucesso da novela foi tão grande, que provocou o lançamento no mercado do perfume “Vereda Tropical”.

Marieta Severo

Entre o ambiente festivo e divertido da Vila dos Prazeres e da cantina de dona Bina e a sofisticada indústria de perfumes da família Oliva, se desenvolveram os 160 capítulos da novela, que estreou em julho de 1984 e saiu do ar em fevereiro de 1985, com um brilhante trabalho de direção da dupla Jorge Fernando e Guel Arraes.

Cenas reais de jogos do Santos Futebol Clube e do Sport Clube Corinthians foram utilizadas para  mostrar a transformação de Luca de um jogador de várzea em um grande centroavante do futebol paulista.

O elenco também foi uma atração a parte, e além dos já citados, merecem destaque Gianfrancesco Guarnieri, Maria Zilda, Marcos Frota, Jonas Torres, Cristina Pereira, Nuno Leal Maia, Rosamaria Murtinho, Cristina Mullins, Eduardo Tornaghi, Angelina Muniz, Paulo Guarnieri, John Herbert, Kito Junqueira, Matilde Mastrangi, Regina Casé, Luiz Fernando Guimarães, VicMilitello e Luis Carlos Arutim.

Comentários
Assista ao vídeo