Notícias -

Comércio varejista supera marca de 1 milhão de empregos formais em agosto

21 de Outubro de 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O comércio varejista paulistano atingiu a marca de 1.006.282 de empregos com carteira assinada em agosto, com alta de 1,4% em relação ao mesmo mês de 2012. O levantamento é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Em agosto, o saldo (número total de admissões menos o volume de desligamentos) de empregados no comércio foi de 7.911, com 50.207 admitidos e 42.296 demitidos. Comparando com o mês de julho (que registrou saldo de 788 empregados), houve geração de 7.123 empregos.

De acordo com a FecomercioSP, o resultado reflete a retomada de confiança dos consumidores e dos empresários verificada no segundo semestre deste ano. Mesmo com a economia caminhando em ritmo lento, há investimentos na contratação de mão de obra.

Os supermercados (alimentos e bebidas) e as lojas de vestuário, tecidos e calçados mantiveram a liderança na geração de novas vagas, com 23.841 admissões e 19.294 demissões. O saldo positivo de 4.547 empregados representa praticamente a metade do total registrado por todo o comércio varejista da região metropolitana de São Paulo.

Segundo a federação, a alta no saldo de empregos em agosto também é justificada pela diminuição da inflação, principalmente com as sucessivas quedas de preços dos produtos alimentícios, que representam grande participação nos orçamentos das famílias.

A FecomercioSP aponta ainda que, aos poucos, o consumidor vem recuperando a disposição em consumir bens e serviços, inspirando também mais confiança nos empresários quanto ao rumo de seus negócios. Isso também se reflete no comportamento dos trabalhadores, que por se sentirem mais seguros em seus empregos, enxergam um bom futuro com a manutenção de suas rendas.

Nota metodológica

A pesquisa analisa o nível de emprego do comércio na região metropolitana de São Paulo por meio de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho (Caged). São utilizados os dados primários do Caged e, em posse do código CNAE do comércio varejista, consolida os dados em 12 ramos de atividades e obtém-se o número de empregados mensais, salário médio, demitidos e admitidos. A pesquisa de Emprego e Salário é apurada mensalmente desde janeiro de 2008.

Sobre a FecomercioSP

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é a principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços. Responsável por administrar, no Estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), representa um segmento da economia que mobiliza mais de 1,8 milhão de atividades empresariais de todos os portes e congrega 154 sindicatos patronais que respondem por 11% do PIB paulista - cerca de 4% do PIB brasileiro -, gerando em torno de cinco milhões de empregos.

Comentários
Assista ao vídeo