Cultura - Educação

CENSO IBGE 2021: Especialista comenta impactos nas políticas públicas após suspensão do concurso

6 de Abril de 2021

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta terça-feira (06) que suspendeu a realização das provas dos concursos para o Censo 2021. A suspensão afeta mais de 204 mil vagas que estavam à disposição para a realização da pesquisa, que está atrasada desde 2020 por conta da pandemia. A inviabilização do exame se deve ao corte no orçamento federal deste ano, que reduziu para R$ 71 milhões o valor destinado para a pesquisa.

O coordenador de carreiras do AlfaCon Concursos, Vinicius Rodrigues, afirma que o Censo realizado pelo IBGE é extremamente importante para avaliar a situação do país de maneira panorâmica. As consequências de um possível cancelamento, segundo ele, seriam gravíssimas. “Eles servem, na maioria das vezes, como parâmetro para a formulação de políticas públicas, sociais e até mesmo econômicas. Ficaríamos à deriva sem a atualização frequente desses índices”, afirma. Além dessa premissa, essas e outras instituições têm sido mais demandadas pela população por conta da pandemia. 

“Com uma quantidade de pessoas sendo, infelizmente, cada vez mais infectadas pela Covid-19, os números de benefícios de seguridade social que foram oferecidos aumentaram, por exemplo, levando o INSS a dar uma resposta rápida a isso”, finaliza.

Comentários
Assista ao vídeo