Viver - Saúde

Pediatra alerta sobre 7 efeitos da pandemia na primeira infância

12 de Abril de 2021

A pandemia de Covid-19 pegou o mundo de surpresa e colocou praticamente todo o planeta em quarentena. No entanto, é inegável que esse afastamento de uma rotina mais próxima da normalidade, com contato e interação com outras pessoas tem afetado a vida de todos e as crianças estão entre as que mais têm sofrido com isso.

Dra. Renata Aniceto, pediatra da SBP e membro da Liga da Cozinha Afetiva, lista oito efeitos que podem ocorrer durante a primeira infância, quando o cérebro ainda está se desenvolvendo rapidamente e é altamente sensível às adversidades ambientais.

Confira:

• Desigualdade social: A deterioração das circunstâncias econômicas agravará ainda mais os riscos imediatos para a saúde, nutrição, cuidados e educação das crianças, segundo a pediatra. "Estima-se que a pandemia pode levar, em um ano, a um adicional de 42 a 66 milhões de crianças que vivem em extrema pobreza, e que os choques econômicos vividos pelas famílias por causa da crise econômica global poderiam reverter os últimos 2 a 3 anos de progresso na diminuição mortalidade infantil", alerta.

• Saúde dos pais: Fatores parentais e familiares são os principais motores do crescimento e desenvolvimento saudável das crianças e, portanto, são primordiais na determinação da gravidade imediata dos impactos da pandemia nas crianças agora e no futuro. "Em situações de crise, os cuidadores primários e os pais lutam para acompanhar o fornecimento de saúde, nutrição, segurança e cuidados com as crianças."

• Alterações comportamentais: Com muitas creches e escolas fechadas e sem interação com outras crianças, a turminha fica privada de estimulação social e cognitiva fora de suas casas - "sem contar as refeições e outros recursos fornecidos por muitos programas de DPI". Dra. Flavia lembra que a evidência inicial mostra aumentos no relato dos pais sobre dificuldades de saúde mental, bem como aumentos nos problemas de comportamento das crianças desde o início da pandemia.

• Crianças com deficiências: Os desafios podem ser ampliados para pais e familiares que cuidam de crianças com deficiências ou que também vivem com deficiência.

• Estresse na gestação: O estresse materno pré-natal pode levar a resultados adversos da gravidez, como parto prematuro e aumento de complicações perinatais.

• Violência doméstica e abuso: Relatórios anteriores mostram que as condições de confinamento e / ou aglomeração estão associadas ao aumento de casos de violência doméstica e abuso infantil.

• Obesidade e comorbidades: Por conta da ansiedade e até do tédio de ficar muito tempo dentro de casa, muitas crianças acabam descontando na comida as suas emoções e, com isso, engordam e prejudicam sua saúde hoje e no futuro.

 Sobre a liga da cozinha afetiva 

O feliz encontro de 4 mulheres: as pediatras Dra. Flávia Oliveira, Dra. Renata Aniceto, a nutricionista materno infantil Flávia Montanari e a chef coach Paula Duarte que já estão na estrada da Medicina Culinária há tempos, empoderando famílias e profissionais de saúde.

Quatro profissionais apaixonadas por culinária, ciência e afeto.

O profeto LIGA DA COZINHA AFETIVA visa reaproximar as pessoas do alimento e do ato de cozinhar quebrando as barreiras que foram criadas ao longo dos anos ressignificando o ato de se alimentar. Com embasamento científico e foco na quebra de paradigmas relacionados à nutrição, valorizar os alimentos além dos nutrientes.

A Liga lançou um ebook exatamente com esse objetivo: desmistificar os paradigmas em torno da dificuldade de cozinhar, aliando dicas práticas e também técnicas, nomeado ESSÊNCIA: Medicina do Estilo de Vida e Culinária Afetiva do Projeto Liga da Cozinha Afetiva, o produto já está disponível para venda.

Saiba mais em @ligadacozinhaafetiva

Sobre Dra. Renata Aniceto|CRM 88006

• Médica formada pela Faculdade de Medicina do ABC

• Pediatria e Hematologia pela FMUSP /SP

• Especialização em Nutrologia pela ABRAN /SP e Nutrologia Pediátrica pela Boston Medicine University

• Atua em consultório pediátrico,atendendo gestantes,crianças e adolescentes através do olhar da Medicina Preventiva.

• Empreendedora e criadora de conteúdo digital em saúde,em 2008 criou o projeto "Cozinha Experimental -da teoria à prática ". Através de cursos práticos com enfoque em Medicina culinária e Nutrição Afetiva, capacitou centenas de mães e de médicos pediatras no que há de mais atual em alimentação infantil.

• Seu conhecimento e experiência na área valeram um convite para fazer parte da "Liga da Cozinha Afetiva", o qual enxergou como uma grande possibilidade de expandir conceitos em alimentação, saúde,estilo de vida e afeto 

Comentários
Assista ao vídeo