Notícias -

Vale do Ribeira recebe refrigeradores para armazenamento de medicamentos e vacinas contra a Covid-19

3 de Maio de 2021

O estado de São Paulo está recebendo a doação de 139 refrigeradores científicos para armazenamento de medicamentos em unidades de saúde. Mais de 130 municípios serão contemplados, dentre eles, os da região do Vale do Ribeira.

A doação é feita pela distribuidora de energia Elektro e integra mais uma ação do Programa Vale do Futuro, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), e que recebe o apoio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado (SIMA). 

As cidades do Ribeira contempladas são: Itariri, Apiaí, Cajati, Juquiá, Sete Barras, Tapiraí, Miracatu, Jacupiranga, Ilha Comprida, Eldorado, Itapirapuã Paulista, Ribeira e Barra do Chapéu. 

A iniciativa levou em consideração as cidades com os menores Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

“São equipamentos novos que irão auxiliar as cidades no armazenamento das vacinas contra a Covid. A vacinação da população é o nosso principal foco neste momento”, pontua o Secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi. 

Os refrigeradores serão utilizados para armazenamento de medicamentos e de vacinas contra a Covid-19 e serão entregues gradativamente até a próxima semana nos municípios contemplados. 

Os novos equipamentos têm temperatura programável e constante (entre 2°C e 8°C), e alarmes para avisar em caso de interrupção de energia e baterias recarregáveis para suprir o frio em caso de eventual intercorrência, com autonomia de até 12 horas. Além disso, também possuem sensores e sistema de alarme remoto a distância, que realiza chamadas telefônicas se houver uma queda de temperatura ou a bateria estiver em nível baixo. 

Fabricadas no Brasil, as câmaras têm capacidade de 280 litros, suficientes para armazenar aproximadamente 18 mil doses de 0,5 ml. 

“Trata-se de mais uma iniciativa de fomento à sustentabilidade apoiada pelo Governo do Estado e que vai ao encontro do que temos buscado que é a economia de energia e a racionalização dos recursos”, destacou o secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido. 

Em contrapartida, as unidades de saúde entregarão à distribuidora equipamentos de refrigeração antigos que serão substituídos.   

“Ao utilizar como estratégia o recebimento dos equipamentos de refrigeração antigos e não adequados para conservação das vacinas, estamos compensando o acréscimo de carga de 89 kW. A iniciativa da Elektro é de extrema importância social para as regiões onde atuamos e está alinhada aos compromissos do grupo de combate às mudanças climáticas e ao desperdício de energia”, enfatiza a gerente de Eficiência Energética da Elektro, Ana Christina Mascarenhas 

A Elektro, com o apoio do Estado, também forneceu a troca de lâmpadas e iluminação por modelos de LED em edifícios estaduais, mais eficientes e sustentáveis. O acordo ainda prevê ações conjuntas para o atendimento à população de baixa renda, como a doação de lâmpadas e conscientização sobre o uso eficiente e seguro da energia elétrica. 

Conheça o Vale do Futuro 

O Programa Vale do Futuro é composto por 22 municípios e tem como objetivo transformar a região mais vulnerável do estado em um novo polo de desenvolvimento econômico e social. É um programa completo e de governança integrada entre Estado, prefeituras e a sociedade civil, que trabalham juntos. 

Para transformar a região, a iniciativa conta com mais de 60 ações estratégias em quatro eixos: Emprego e Renda, Infraestrutura e Sustentabilidade; Qualidade de Vida; e Gestão e Governança. 

Confira mais sobre o programa em: https://www.valedofuturo.sp.gov.br/

Comentários
Assista ao vídeo