Colaboradores - Julio Di Madeo

Presença digital: muito além de sites e aplicativos

5 de Maio de 2021

Por Julio Di Madeo

Por melhor que seja o seu produto ou serviço e por mais que sua marca seja conceituada nenhuma estratégia de marketing digital irá funcionar se o seu cliente não a encontrar.

Para se tornar relevante no mundo digital e no ciberespaço, a presença é uma condição essencial para que as empresas possam garantir cada vez mais clientes e fechem muito mais negócios por meio da divulgação de seus produtos e serviços.Então, é importante refletir um pouco sobre a presença digital de seu negócio, que é a estratégia de despertar a atenção e satisfação do público na internet e que vai muito além do seu site, blog, aplicativo, hotsite ou banner.

Essa realidade é fácil de se notar, principalmente, por meio das mudanças sociais. Atualmente, vivemos uma grande revolução digital e ao longo do dia, o número de pessoas que mexem em seus celulares é maior do que as que assistem TV. De acordo com um estudo da agência de mídia Zenith, com sede em Londres, a população mundial dedica, em média, 170,6 minutos (cerca de três horas) por dia utilizando a internet, o que se equipara ao tempo disponível assistindo televisão (170,3 minutos).

Já o relatório Internet Trends 2019, apresentado na CodeConference, da plataforma Recode, em Nova York, apontou que o público norte-americano passa mais tempo em dispositivos móveis do que assistindo televisão. Uma estimativa de 2019 aponta que os adultos gastaram uma média de 226 minutos (mais de três horas e meia) em seus celulares, comparados com 216 minutos na TV. Há dez anos, a televisão reinava com 266 minutos por dia enquanto o mobile atraía por apenas 20 minutos.

Outra informação interessante, é que inúmeras pessoas buscam algum tipo de serviço utilizando o Google para tentar encontrar a solução. A plataforma não divulga a quantidade de acessos, mas estima-se que são realizadas 5,5 bilhões de buscas por dia no Google.

Por isso, a presença no “Google Meu Negócio” é essencial para que o seu endereço seja encontrado nesta pesquisa, que disponibiliza o endereço correto, fotos, horário de funcionamento e informações adicionais que sejam relevantes para o seu cliente.

Essa é uma ação simples que pode gerar muitos resultados e fazer com o que o seu negócio receba avaliações positivas pelo serviço prestado, se tornando mais atraente para quem está em busca do que você oferece.

Os usuários de internet também passam muito tempo nas mídias sociais. De acordo com o relatório Digital Brasil 2020, publicado pela DataReportal, os brasileiros passam, em média, 3 horas e 31 minutos por dia conectados às mídias sociais. Por isso, é essencial estar presente nesses meios para interagir com seus clientes. É possível usar o Instagram para mostrar os bastidores da sua empresa, o Facebook para divulgar produtos e serviços, além de criar um canal no Youtube com vídeos educativos e explicativos sobre seus produtos.

Se até aqui, você ainda não se convenceu sobre a importância na presença digital e da força da publicidade online, vamos aos números. O Facebook Inc., proprietário das plataformas Facebook, Instagram e WhatsApp, somente no primeiro trimestre de 2021, teve um faturamento de US$ 26,17 milhões com a atividade publicitária.

O desempenho foi atribuído ao aumento do consumo digital decorrente da pandemia da Covid-19. Assim, é fundamental conhecer cada plataforma e entender que tipo de conteúdo deve ser postado para que a comunicação seja feita de forma correta e no contexto certo para o seu cliente e para potenciais novos usuários.

Com um planejamento orientado a entregar valor para os seus clientes e usando a linguagem adequada em cada postagem ou publicidade online, a presença digital irá alavancar os seus negócios nesse novo universo que a cada dia ganha mais dinamismo e relevância.

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