Viver - Saúde

Dr. Alexandre Morita afirma prejuízos que os transtornos alimentares causam nos dentes

19 de Maio de 2021

O Dr. Alexandre Morita explicou que os transtornos alimentares se manifestam principalmente como anorexia e bulimia, que podem causar danos à saúde geral do indivíduo, incluindo laxantes ou diuréticos, jejum e hiperatividade física. As mulheres têm uma taxa de manifestação mais alta durante a adolescência.

Existem algumas manifestações clínicas dos transtornos alimentares na cavidade oral, por isso é extremamente importante que o dentista tenha os conhecimentos necessários para reconhecer essas dietas. Pessoas com bulimia e / ou anorexia podem ter bocas, garganta e glândulas salivares "inchadas" sensíveis e mau hálito. Pesquisas científicas mostram que quase 90% dos pacientes com bulimia apresentam sinais de erosão dentária.

A Bulimia envolve o comportamento repetido de comer compulsivamente e, na maioria dos casos, logo após induz o vômito. Isso fará com que os dentes sejam freqüentemente expostos a ambientes extremamente ácidos, levando à corrosão severa do esmalte dentário. Com o tempo, além da exibição usual de sensibilidade dentinária, a perda de esmalte dentário pode aumentar, resultando em alterações na cor, forma e tamanho do dente. O dentista recomenda enxaguar a boca com água e, em seguida, enxaguar com uma solução de flúor após o vômito.

O tratamento dos transtornos alimentares envolve profissionais de diversas áreas da saúde. O encaminhamento de pacientes com suspeita de transtornos alimentares para profissionais qualificados pode salvar suas vidas. Dr. Alexandre Morita (CROSP 70.644) é um dentista especializado em estética dentária.

Acompanhe o Dr. Alexandre Morita no Instagram

Comentários
Assista ao vídeo