Colunistas - Rodolfo Bonventti

Silvio Santos realizava os sonhos dos telespectadores pela Porta da Esperança

27 de Maio de 2021

Foi a partir de um domingo, em novembro de 1984, que os telespectadores brasileiros encontraram uma forma simples de terem os seus sonhos materiais resolvidos. Dentro do “Programa Silvio Santos”, líder absoluto das tardes de domingo naquela época, estreava um quadro vitorioso, o “Porta da Esperança”.

O quadro acabou se tornando um líder de audiência também e, por vários anos, se transformou na principal atração do programa dominical de Silvio Santos no SBT.

A atração ficou no ar por 12 anos ininterruptos, e sempre volta a ser lembrada, nos corredores do SBT, como um programa que pode voltar a qualquer momento para fazer parte da grade fixa da emissora e o novo comandante da “Porta da Esperança” deve ser o apresentador Ratinho.

O quadro tinha o intuito de atender as necessidades dos telespectadores, que podiam ir de possuir um carro, uma máquina de costura, uma cozinha toda mobiliada a uma viagem dos sonhos ou um novo instrumento musical, por exemplo.

Houve até quem escrevesse para a produção do programa apenas para se encontrar com um artista famoso e tirar fotos com ele após um almoço ou jantar.

Os telespectadores enviavam suas cartas para a produção do programa que fazia uma triagem das mais curiosas ou aquelas que tinham maior apelo popular. Os escolhidos gravavam passagens das suas vidas e explicavam pessoalmente no programa dominical porque precisavam ter sua solicitação atendida.

Silvio Santos, um grande animador de auditório desde a década de 1960, sabia provocar um grande suspense no programa, e quando a porta da esperança abria, em 90% das situações, o telespectador tinha a recompensa de ter o seu sonho realizado, para a alegria e emoção dele e a vibração das “companheiras” de trabalho do apresentador.

A atração deixou de ser exibida dentro do “Programa Silvio Santos” em 1996, mas abriu caminho para o surgimento de várias outras atrações voltadas para o assistencialismo na TV, como por exemplo, “Um Dia de Princesa” no programa de Netinho na TV Record ou o “De Volta Para a Minha Terra” no “Programa Legal” de Gugu Liberato, no mesmo SBT.

Comentários
Assista ao vídeo