Cultura - Teatro

Palco Virtual transmite shows ao vivo de Margareth Menezes, Marcelo Jeneci, Pereira da Viola

28 de Junho de 2021

Em quatro dias de programação, de quinta-feira a domingo, grandes artistas da música popular brasileira realizam lives intimistas na grade musical on-line do Itaú Cultural

 

De 1 a 4 de julho (quinta-feira a domingo), sempre às 20h – com exceção do domingo, às 19h –, o Itaú Cultural abre o segundo semestre do ano com mais quatro shows ao vivo pela série Palco Virtual. Quem puxa a fila é o multi-instrumentista Arismar do Espírito Santo, com um repertório guiado pelos ritmos do xote, baião, samba, choro e da valsa caiçara. 

No dia seguinte, o compositor mineiro Pereira da Viola canta e toca os grandes sucessos dos seus discos autorais. O final de semana traz, no sábado, o cantor e compositor Marcelo Jeneci, que mostra novas músicas de seu trabalho acompanhadas dos grandes sucessos. No domingo, Margareth Menezes apresenta suas músicas preferidas e canções que marcaram seus 35 anos de carreira.

As lives acontecem via Zoom e os ingressos, gratuitos, já podem ser reservados pela plataforma Sympla (confira o link em www.itaucultural.org.br).

No dia 1 de julho, às 20h, Arismar do Espírito Santo faz o show Salve os Sons, em uma noite de música, histórias e instrumentos que evocam as 12 cores do arco-íris musical. Piano, violão, guitarra e contrabaixo levam o público a uma viagem onde não há limites entre o artista e a música. No repertório, o multi-instrumentista mostra suas vivências musicais e temas que trazem a riqueza da canção brasileira, intercaladas com narrativas selecionadas para a exibição.

No dia seguinte, mesmo horário, Pereira da Viola, artista ligado às culturas mineira, quilombola e rural, revela sua bagagem artística conquistada no país e no exterior em apresentação solo. A base da musicalidade do cantor, compositor e violeiro traz uma leitura de mundo pautada pela diversidade poética, melódica e rítmica. Com sete discos gravados, destaque para o mais recente trabalho, Novos caminhos (2018).

Fim de semana

No sábado, dia 3, Marcelo Jeneci traz grandes sucessos, como Felicidade, que acumula mais de 28 milhões de visualizações no YouTube, e canções de seu último álbum, Guaia (2019), indicado ao Grammy Latino em 2020. Intimista, o espetáculo soa como um abraço aconchegante em meio ao caos.

Cantor e compositor, Jeneci teve seu primeiro contato com a música ainda criança com seu pai, que trabalhava consertando instrumentos musicais. Ao longo de sua carreira, tocou nas bandas de Arnaldo Antunes e Erasmo Carlos e fez parceria com Vanessa da Mata, com a música Amado.

Para fechar a programação, no domingo, às 19h, o Palco Virtual transmite o show da cantora Margareth Menezes. Considerada uma das principais vozes do país, a artista baiana mostra um repertório com canções que ela gosta de cantar e algumas já gravadas por ela, em um clima bem fluido, descontraído e de contemplação da música nordestina e da música popular brasileira.

Sobre os artistas

Arismar do Espírito Santo é um músico e multi-instrumentista brasileiro completo. Além de tocar contrabaixo, guitarra, violão, piano e bateria, faz composições e arranjos harmônicos muitas vezes inusitados. O artista, nascido em Santos-SP, transita com impressionante desenvoltura por diversos estilos, seja jazz, samba, choro e até rock.

Pereira da Viola é um cantor, compositor e violeiro de Teófilo Otoni, em Minas Gerais. A base de sua musicalidade é permeada pela ampla leitura da riqueza poética, melódica e da diversidade rítmica da música de raiz e da cultura popular. Com sete discos e um DVD autorais, também participou de relevantes trabalhos coletivos. Com carreira internacional, já se apresentou na Venezuela, Espanha, Portugal, Alemanha e Inglaterra.

Marcelo Jeneci é um cantor e compositor paulista, que já escreveu canções em parceria com Arnaldo Antunes, Zé Miguel Wisnik e Luiz Tatit. Lançou em 2010 o seu primeiro álbum, Feito para Acabar, que recebeu boa acolhida da crítica. Voltou a figurar em trilhas de novelas da Rede Globo, com Quarto de dormir, na teledramaturgia Lado a Lado (2012), Feito para Acabar, em Flor do Caribe (2013), Um de Nós, no Em Família (2014), e Veja Margarida, regravação da canção de Vital Farias, em Velho Chico (2016).

Margareth Menezes é uma cantora, compositora e atriz baiana. Conquistou dois troféus Caymmi, dois troféus Imprensa, quatro troféus Dodô e Osmar, além de ser indicada para o GRAMMY Awards e GRAMMY Latino. Conhecida por interpretar a canção Dandalunda, a cantora soma 21 turnês mundiais e é considerada, pelo jornal Los Angeles Times, como a "Aretha Franklin brasileira”. Durante sua trajetória, a artista lançou 10 álbuns de estúdio, três álbuns ao vivo e um acústico. Em seus primeiros discos, se consagrou como a "diva do afropop", sendo elogiada por publicações em todo o mundo como a Billboard e a Rolling Stone. Em 2020, voltou a ganhar destaque como atriz, sendo protagonista do episódio de estreia da série Casa da Vó, exibido pela plataforma de streaming Wolo e na TVE Bahia.

SERVIÇO:

Arismar do Espírito Santo
Dia 1 de julho (quinta-feira)
Às 20h

Classificação indicativa: livre
Duração: 60 minutos
Em plataforma Sympla/Zoom
Capacidade: 300 ingressos 

Reserva de ingressos pela plataforma Sympla:
https://www.sympla.com.br/arismar-do-espirito-santo__1252587

Pereira da Viola
Dia 2 de julho (sexta-feira)
Às 20h

Classificação indicativa: livre

Duração: 60 minutos
Em plataforma Sympla/Zoom
Capacidade: 300 ingressos 

Reserva de ingressos pela plataforma Sympla:
https://www.sympla.com.br/pereira-da-viola__1252615

Marcelo Jeneci
Dia 3 de julho (sábado)

Às 20h

Classificação indicativa: livre

Duração: 60 minutos
Em plataforma Sympla/Zoom
Capacidade: 300 ingressos 

Reserva de ingressos pela plataforma Sympla:

https://www.sympla.com.br/marcelo-jeneci__1252591

Margareth Menezes
Dia 4 de julho (domingo)

Às 19h

Classificação indicativa: livre

Duração: 60 minutos
Em plataforma Sympla/Zoom
Capacidade: 300 ingressos 

Reserva de ingressos pela plataforma Sympla:

https://www.sympla.com.br/margareth-menezes__1252596

Itaú Cultural 

www.itaucultural.org.br 

www.twitter.com/itaucultural 

www.facebook.com/itaucultural 

www.youtube.com/itaucultural 

Comentários
Assista ao vídeo