Viver - Saúde

Mais de 300 mil pessoas foram vacinadas contra Covid-19 em Uberlândia

13 de Julho de 2021

Quantitativo representa 43% da população imunizada ao menos pela primeira dose ou dose única

A Prefeitura de Uberlândia ultrapassou a marca de mais de 300 mil pessoas vacinadas com pelo menos uma dose do imunizante contra a Covid-19. O número representa 43% da população já recebeu a primeira ou a dose única da vacina. Esse percentual da população com pelo menos a primeira etapa da vacinação ainda não foi atingido por municípios de portes semelhantes como Joinville (SC), Feira de Santana (BA) e Contagem (MG), conforme verificado nos respectivos vacinômetros municipais até a tarde desta segunda (12).

Durante todo o fim de semana e nesta segunda-feira (12), a Prefeitura de Uberlândia realizou uma força tarefa para a aplicação de mais de 22 mil doses no público geral. A vendedora Walquiria Vitória Barbosa, de 41 anos, foi uma das pessoas receberam a primeira dose da vacina nesta segunda. Ela disse estar emocionada por ter recebido o imunizante e comentou sobre a organização na vacinação. "Estava ansiosa para a chegada desse momento. Foi um momento muito bom. E o atendimento, desde o momento da chegada na porta até o fim, o pessoal foi muito organizado", afirmou.

Desde a última terça-feira (6), mais de 44 mil pessoas receberam a primeira dose do imunizante, ou a dose única. A vacinação começou em Uberlândia 19 de janeiro e segue cronograma do Plano Nacional de Imunização (PNI) na definição dos grupos prioritários, de acordo com o recebimento das doses.

Outro dado significativo é o de que mais de 14% da população de Uberlândia já está com o ciclo de vacinação completo, seja pelo recebimento das duas doses dos imunizantes que necessitem da dose extra, ou pelo recebimento da vacina de dose única. Dessa forma, Uberlândia tem uma das maiores porcentagens de habitantes totalmente imunizados, atrás apenas de Belo Horizonte e Juiz de Fora* em todo o estado de Minas Gerais.

Consulta ao cadastro e agendamento

A vacinação do grupo prioritário acontece por meio de um cadastro que precisa ser feito no Portal da Prefeitura. Para isso, é preciso acessar a aba "Enfrentamento ao Coronavírus" no botão " Cadastro Vacinação " .

Para aquele que já está cadastrado, o Portal da Prefeitura oferece a função "Consultar Agendamento" . Nesta opção é possível acompanhar o agendamento da imunização. Basta digitar o CPF e a data de nascimento de quem foi cadastrado para ter acesso às informações como o agendamento, além da data, hora e local da aplicação. Vale lembrar que mesmo com esta opção, a pessoa cadastrada continua recebendo a confirmação do agendamento por mensagem de texto no celular (SMS) e por e-mail, caso tenha preenchido o dado no momento do cadastro.

O Município reforça a necessidade de comparecimento dos convocados. Faltosos somente serão reconvocados quando houver disponibilidade de doses, sem que haja prejuízo ao progresso da vacinação.

*Dados de vacinômetros municipais

12/07/2021

Nilson Braz

Comentários
Assista ao vídeo