Cultura - Música

10 anos sem Amy Winehouse

23 de Julho de 2021

Ecad aponta que "Rehab" foi a música mais tocada no Brasil nesta década sem a artista

Há 10 anos, o mundo da música perdia Amy Winehouse, no dia 23 de julho de 2011. Dona de uma voz inconfundível e poderosa, a cantora e compositora inglesa entrava nesta data na lista dos artistas que se despediram da vida aos 27 anos, como Jimi Hendrix, Janis Joplin, Kurt Cobain, Brian Jones e Jim Morrison. Neste período sem Amy, "Rehab" foi a sua canção mais tocada no Brasil, de acordo com um estudo feito pelo Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) das músicas mais tocadas da artista no Brasil nos últimos 10 anos nos principais segmentos de execução pública.

Outros sucessos de Amy Winehouse se destacaram no levantamento. “Back to black", uma das músicas mais marcantes da artista e que também é o nome do segundo álbum de estúdio da cantora e compositora britânica, foi a segunda mais tocada no país entre 2011 e 2021. Logo em seguida, "You know I'm no good" aparece na terceira posição do ranking.

Amy Winehouse tem 57 músicas e 330 gravações cadastradas no banco de dados do Ecad. Nos últimos 10 anos, mais de 50% de seus rendimentos em direitos autorais no Brasil foram provenientes dos segmentos de Rádio e TV. 

De acordo com a lei brasileira do direito autoral (9.610/98), após a morte de Amy Winehouse, seus herdeiros receberão os direitos autorais pela execução pública de suas músicas por 70 anos. Os valores arrecadados no Brasil são distribuídos pelo Ecad para a associação brasileira que representa Amy e esta, por sua vez, repassa esses valores para a associação estrangeira à qual o artista é filiado.

“A perda prematura desta artista é algo ainda doloroso. Sua carreira prometia um caminho surpreendente e belo. Sua voz e forma muito particular de interpretação jamais serão esquecidos”, disse Marcello Castello Branco, diretor executivo da União Brasileira de Compositores (UBC), associação que representa Amy no Brasil. 

Ranking das músicas de autoria Amy Winehouse mais tocadas nos últimos 10 anos no Brasil nos principais segmentos de execução pública (Rádios, Sonorização Ambiental, Casas de Festa e Diversão, Carnaval e Festa Junina)

Posição

Música

Autores

1

Rehab

Amy Winehouse

2

Back to black

Amy Winehouse / Mark Ronson

3

You know I'm no good

Amy Winehouse

4

Tears dry on their own

Valerie Simpson / Amy Winehouse / Ashford Willie James

5

Love is a losing game

Amy Winehouse

6

Stronger than me

Amy Winehouse / Remi Salaam

7

He can only hold her

Amy Winehouse / Charlie Harper / John Alexander Harrison / Bobby Poindexter / Poindexter Richard

8

Wake up alone

O'duffy Paul Staveley / Amy Winehouse

9

Just friends

Amy Winehouse

10

Me & Mr Jones (fuckery)

Amy Winehouse

11

Addicted

Amy Winehouse

12

In my bed

Amy Winehouse / Remi Salaam

13

Fuck me pumps

Amy Winehouse / Remi Salaam

14

Some unholy war

Amy Winehouse

15

I heard love is blind

Amy Winehouse

16

Take the box

Flap Badger / Amy Winehouse

17

Like smoke

Amy Winehouse / Nas / Remi Salaam

18

Help yourself

Freddie James / Amy Winehouse / Jimmy Hogarth / Pierre Andre

19

Cherry

Amy Winehouse / Remi Salaam

20

October song

Amy Winehouse / Rowe Matt / Stefan Skarbek

You sent me flying

Amy Winehouse

 

Comentários
Assista ao vídeo