Colaboradores - Tânia Voss

Exclusivo: José Augusto completa 48 anos de carreira, aguenta coração

23 de Julho de 2021

Por Tânia Voss - Entrevista exclusiva

José Augusto é um dos maiores nomes da música romântica .Atualmente com 48 anos de carreira e reconhecimento, o cantor e compositor,  promete em breve, seguir com sua mais recente turnê.  Passa por várias gerações e marca presença com seus sucessos e fãs de todas as idades.. Ele é um luxo. Não tem como não se emocionar diante da sua brilhante interpretação. Agora saiba tudo sobre a vida de José Augusto que faz revelações sobre intimidade e carreira nesta entrevista exclusiva para o nosso site.

Foto: Divulgação

- Como você se sente hoje, os sonhos são intermináveis e o que gostaria de fazer ainda nessa carreira de sucessos sucessivos.?

"Eu me sinto bem, talvez muito melhor que antes, com muita força pra trabalhar, muita coragem para trabalhar, muitos sonhos para realizar e muitos shows para fazer. "

- Pandemia, a falta de trabalho nos palcos, sem shows e turnês. Os anos de 2020 e 2021 representam algo positivo na sua vida? Algum aprendizado?

"Dois anos bastante complicados, 2020 e 2021. Se existe alguma coisa de positivo nisso é que o ser humano entenda que ninguém é melhor do que ninguém. e que todos nós estamos sujeitos às tempestades da vida, E que todos nós estamos sujeitos a esse vírus que parece que veio pra chacoalhar , quer dizer, aqui ninguém é mais importante que ninguém".

- Brinde ao Amor é o seu novo single com Fábio Júnior e título da nova turnê. Vocês são amigos, comente sobre a letra da canção. Esse projeto, criado antes da pandemia, vai se estender? Como será sua retomada de shows?

"Quanto ao Fábio, temos uma amizade bem legal, bem bacana, sem cobranças e já vem de algum tempo. O projeto se chama Brinde ao amor, que dá nome ao show, vai continuar e a ideia é de tempos e tempos, compor uma canção nova e dividi-la com algum outro colega de profissão. e esse show será transformado em DVD e com certeza que assim que a retomada de shows voltarem ao Brasil, vamos retomar esse Projeto. E Brinde ao amor foi feita em homenagem a minha esposa".

- Você é carioca, mora no Rio de Janeiro mas São Paulo tem um grande número de fãs. Nos 48 anos de carreira, qual foi o maior momento durante a caminhada.

"Não posso escolher um momento só,em relação a  São Paulo, foram muitos momentos, .Todos os programas de TV que eu fiz,  os amigos que eu construí, as pessoas que eu conheci, os programas de rádio, o público que sempre foi maravilhoso comigo. Não poderia escolher um,  Durante esses 48 anos  eu vivi muitos momentos bonitos em São Paulo"

- Você é o compositor de maior número de sucessos em trilhas sonoras no Brasil. As novelas globais, sempre tem uma música marcante de José Augusto. 

"As trilhas sempre foram importantes pra mim, embora eu tenha  algumas canções que não fizeram parte das trilhas sonoras e são muito conhecidas. Sempre gostei de frequentar as trilhas, porque a minha carreira é dividida em Brasil e exterior, e eu sempre gravava em espanhol todo ano, o meu disco lançado no Brasil.E consequentemente com alguma canção em novela , quando essas novelas eram vendidas para fora,havia um reforço de divulgação na música que eu estava lançando, por isso elas são tão importantes pra mim"

- A novela "Sonho Meu" estreou atualmente no Canal Viva, com a canção "Querer é Poder". Fale da volta a esse passado e das lembranças.

 "Um passeio muito bonito e essa novela é muito linda, muitas lembranças,fiquei muito feliz em abrir a novela com uma canção minha, muitas lembranças da época da gravação da música, em que a gente idealizava o arranjo, o último capítulo da novela onde eu participei, conheci o Elias Gleizer, um ator que eu sempre gostei muito, muitas lembranças boas."

- Uma vez no programa do Ratinho, no SBT, os amigos Chitão e Xororó reconheceram, como sempre, o brilhante sucesso em tantas vozes de "Evidências". Sua composição mais famosa que atravessa gerações. E então te perguntaram, quando surgirá outra Evidências nas suas belas composições? Eu também te pergunto...rsrsrs

"Olha vou falar pra vc falar a mesma coisa que eu falei pra eles, quando um deles me ligou e ,e me falou, faz uma "Evidencias" ,  e eu disse, to indo agora para a casa do Paulo Sérgio Valle e vamos fazer. umas três Evidências por semana.  se eu soubesse o segredo de compor uma canção como "Evidências", se eu tivesse a bola de cristal,para adivinhar  o que essa música tem feito na vida das pessoas, na minha, na do Paulo Sérgio  e do Chitãozinho e Xororó , eu teria composto uma por semana."

- Você é um homem de muita fé. O que representou esse vírus no mundo , tudo que tem causado e o que você mais faz em casa durante esse período?

"Na verdade o que eu mais faço em casa, é o que eu sempre  fiz, Curtir minha família, meus bichinhos, dois anos sem viagem, o tempo dessa pandemia, sou caseiro, Eu não senti muito essa coisa de ficar em casa, deixar de trabalhar é muito ruim mas essa pandemia deixou uma lição pra todos. Ninguém é melhor do que ninguém e todos nós estamos sujeitos a altos e baixos"

- Um recado aos fãs que aguardam seus shows presenciais

"Um recado a todos que foram aos meus shows,  que aguardam os meus shows e que acompanham minha carreira já algum tempo. Sempre agradeço porque sem elas eu não seria absolutamente nada, só tenho a agradecer a todos eles, sempre me deixando uma palavra de carinho e motivação nas redes sociais.... meu muito obrigado.", finaliza o cantor.

“Um Brinde Ao Amor”
No repertório deste novo show, além de sucessos consagrados, a  versão de "Pagina Virada”, música do compositor e seu maior parceiro, Paulo  Sérgio Valle, que estourou nas vozes de Chitãozinho e Xororó nos anos 1990.  Sim, é aquela mesma: “Vem que esse orgulho não vai dar em nada, o que  passou é página virada, melhor pensar que nada aconteceu…”. E como  José Augusto entende muito bem do que o público quer ouvir, estava na hora  de ele dar sua própria interpretação ao hit incluindo em seu Set list, que claro,  segue destilando outros sucessos que acompanham a sua carreira desde  sempre, hits como; Sábado, Fantasia, Aguenta Coração, Fui eu e Chuvas  de verão estão no repertório.  

Outros sucessos da carreira também não foram esquecidos na nova turnê. José  Augusto traz mais três deles – Por eu ter me machucado/A noite mais  linda/De igual pra igual –, transformando-os num medley. “São músicas muito  importantes e marcantes na minha carreira, todas elas temas de novelas e  foram fundamentais na solidificação da minha carreira”, comenta.

Site: www.joseaugusto.com.br
Instagram - www.instagram.com/joseaugustooficial 

Comentários
Assista ao vídeo