Colunistas -

Os desafios da gestão na era digital

2 de Agosto de 2021

Por Dr. Rafael Barioni

É fato que a "tecnologia" reinventa tudo o que o homem conhece! Acontece contigo, um familiar, um amigo, enfim, as pessoas se relacionam, compram, vendem, estudam e trabalham de uma forma diferente do que ocorria em outras décadas.

E é claro que tudo isso afeta a forma como a gestão atua perante a sua equipe. Não raro, as pautas das reuniões com a equipe - internas ou com os clientes - são sobre a criação de documentos, links, armazenamento em nuvem, permissões de acesso, logs, geração e disponibilização de relatórios dinâmicos, dentre outros.

Basta abrir o celular para se deparar com uma amplitude de programas criados especificamente para atender às demandas, tais quais: softwares de controle de finanças, materiais, logística, planejamento, publicações, jurisprudências, bibliotecas virtuais e por aí vai.

E não somente no celular: um sem-número de equipamentos como tablets, telas com sensor touchscreen, internet das coisas, inteligência artificial, serviços de música streaming, uso de redes sociais e canais de TV on-line, alteram a nossa forma de se comunicar, de se relacionar e de fazer negócios, impactando, sem sombra de dúvidas, na interação entre líderes e liderados.

Com efeito, as expansões tecnológicas, ainda mais aceleradas por conta da necessidade do home office decorrente da pandemia que assola o planeta, contribuem para o desenvolvimento dos processos de gestão, aperfeiçoam produtos e serviços, otimizam negócios, processos e a própria teoria da informação.

No entanto, se por um lado a era digital proporciona uma incontestável evolução, por outro, a combinação entre imediatismo e o distanciamento, interagidas através de plataformas, softwares, e-mails e whatsapp, tornaram o desafio da liderança ainda mais complexa frente a dificuldade de reconhecer, através de telas, padrões de comportamento que afetam a motivação humana que por sua vez é capaz de desvirtuar os propósitos dos envolvidos em um projeto, eis que estes são dotados de anseios, angustias e expectativas.

Ou seja, alguns dos sentimentos cuja identificação por parte de um bom líder acontece única e exclusivamente por meio da interação pessoal e o famoso “olho no olho”.

Enfim, se por um lado a gestão moderna é realizada por meio de gráficos e relatórios precisos e frios, por outro os colaboradores, mesmo que de modo remoto e, em muitas ocasiões com cronômetro acionado, ganharam mais autonomia e participação nas decisões. Fato é que a gestão, principalmente quando se fala em qualidade da comunicação, precisa estar atenta visando evitar a construção de uma futura sociedade doente, insensível, incapaz de trazer soluções e, por sua vez, gerar valor.

Sobre o autor:

Dr. Rafael Barioni, graduado em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito de França, Gestão Financeira e Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Moura Lacerda de Ribeirão Preto, pós graduando em Jurimetria aplicada ao Direito pela Unyleya de Brasília, sócio do Escritório Sanchez & Sanchez Sociedade de Advogados, presidente da Comissão de Direito Digital, Internet e Tecnologia Jurídica da OAB/RP, membro da Comissão de Direito Digital da OAB/SP e representante local da Associação Brasileira de LawTechs e LegalTechs.

Sobre o Escritório Sanchez & Sanchez Sociedade de Advogados

Fundado em 1998, o escritório Sanchez & Sanchez Sociedade de Advogados, que possui sede em Ribeirão Preto-SP, além de escritórios próprios e parceiros em toda a região sudeste e sul do país, conta com aproximadamente 500 colaboradores e clientes por todo o Brasil, concentrando em médios e grandes grupos econômicos, nas áreas de seguro, telefonia, bancos, serviços, construção civil, dentre outros.

Com atuação pautada na ética, no conhecimento e na competência técnica, o escritório, que conta com quatro sócios renomados: Dr. Jorge Sanchez, Dr. Rubens Zampieri Filardi, Dr. Rafael Barioni e Dra. Helga Lopes Sanchez, se destaca pelo uso de inovadoras estratégias jurídicas, habilidade em negociações e capacidade de sanear carteiras com soluções inteligentes e tecnológicas. Com know how nas áreas de recuperação de crédito, contencioso cível e trabalhista.

Comentários
Assista ao vídeo