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Vilton Soares participa de Missão Internacional para conhecer a educação em países de primeiro mundo

6 de Agosto de 2021

Missão promovida pelo PEA/UNESCO reúne empreendedores com objetivo de estabelecer a cultura da paz

Em busca novas experiências e conhecimentos para ampliar o nível do ensino aplicado no Piauí, o empresário Vilton Soares e as professoras  Graciela Coracini e Mirian Lacerda estiveram recentemente em uma missão internacional no Canadá e Estados Unidos. A viagem realizada em parceria com o Programa de Escolas Associadas da Unesco- PEA, reúne empreendedores para debater metodologias educacionais e promover a  cultura de paz, identidade e respeito.

Vilton Soares na Quest To Learn "Missão para aprender", escola pública de Nova York
Foto: Arquivo pessoal

Essa imersão em diferentes instituições de ensino de alto nível começou ainda no Brasil. Antes de seguir viagem internacional, os diretores do Colégio Objetivo Teresina fizeram uma breve visita a cidade de São Paulo, para conhecer práticas inovadoras em escolas que são referências em educação no Brasil.

Na capital paulista eles conheceram o Geekie e a escola Mater Dei, onde observaram novas formas de uso das tecnologias dentro de sala de aula, utilizando-as como um instrumento que possibilita a disseminação e a troca de conhecimentos de forma organizada e construtiva.

No Canadá, visitaram locais como o Ministério da Educação de Toronto e as escolas Pickering College Rogers House e David Suzuki Secondary School,  que abordam estudos ambientais e modelos de práticas sustentáveis, e também utilizam a tecnologia computacional durante as aulas. 

Em Nova York, nos Estados Unidos, o grupo conheceu escolas que são referências mundiais, como a Quest To Learn ("Missão para aprender"), uma escola pública de Nova York que ensina por meio da proposta de gamificação e a escola Avenues, que baseia sua proposta pedagógica em projetos de resolução de problemas.

Visita à ONU nos Estados Unidos
Foto: Arquivo pessoal

Vilton Soares, diretor geral do Colégio Objetivo, explica que percebeu nas escolas canadenses o anseio dos adolescentes em fazer algo de importante no mundo e para salvar a humanidade. “Eles não querem simplesmente ser médicos, eles querem salvar vidas, fazer a diferença em regiões mais afastadas; querem ser engenheiros para criar tecnologias que facilitem a vida das pessoas”, conta o empresário.

Nas escolas internacionais, a cultura de reflexão que estimula o aluno a pensar para criar e desenvolver novos projetos e ideias foi um dos modelos de ensino que mais chamou a atenção do diretor do Colégio Objetivo. 

“A escola brasileira tem tirado do jovem o prazer de ir para a escola,  tem diminuído a criatividade. E o que nós vimos nessa escola foi isso de sobra; jovens e adolescentes fazendo o que tanto gostam de fazer. Eles criam, participam do processo de aprendizagem, não são simplesmente repetidores. Eles são protagonistas”, ressalta o Vitlon Soares.

Segundo o empresário, para ensinar os jovens a fazerem a diferença é necessário direcioná-los para aquilo que sentem prazer em fazer e que tenha sentido em suas vidas.

“É isso que estamos buscando e implantando no Piauí:  trabalhar com a ideia de olhar para a escola como um lugar que forma mentalidades de pessoas que possam resolver os problemas do mundo, cidadãos com um aprendizado globalizado,  com posicionamento de líderes”, frisa o diretor do Colégio Objetivo em Teresina.

Prof Vilton Soares na David Suzuki Secondary School – Canadá
Foto: Arquivo pessoal

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