Cultura - Educação

Como se Criam Filhos Assim? baseia-se em lições que deram certo

30 de Agosto de 2021

Livro tem prefácio de Marcos Piangers e dá dicas sobre temas controversos na educação infantil

Qual é a pergunta que todo pai/mãe gostaria de ouvir? Sem dúvida, “Como se criam filhos assim?”.Com prefácio do escritor do best-seller O Papai é Pop, Marcos Piangers, o livro Como se Criam Filhos Assim? Uma história de sucesso foi escrito pela médica Benedita Abreu e tem dicas para que pais ouçam a este questionamento com mais frequência e possam se sentir orgulhosos e agradecidos quando atingem o saldo de filhos adultos, profissionais de sucesso, responsáveis e felizes.

- Dizem que as crianças de hoje em dia são mal criadas, impacientes, grosseiras, mimadas. Mas acredito que essa sempre foi a reclamação dos mais velhos. Toda geração mais velha diz que a nova geração está perdida. Não há geração perdida: o que nos falta hoje em dia é tempo e paciência, e dicas claras como as que Benedita oferece neste livro, afirma Marcos Piangers.

Benedita Abreu quer levar aos pais e às mães atualmente envolvidos na tarefa de educar uma abordagem simples, acessível e resumida dos principais temas e em educação infantil. Entre esses, birras, limites e castigos, elogios, brigas entre irmãos. O que será que ela tem a compartilhar sobre esses e outros temas?

Para a autora, a tarefa mais nobre da vida é educar (criar) os filhos. “É uma missão nobre porque nós somos os responsáveis por acompanhar estes seres únicos em todos os sentidos de crescimento, seja físico, emocional, social. Temos que fazê-los sentirem-se amados, especiais e importantes. Em nenhuma missão gostaríamos de ser tão bem-sucedidos”, testemunha ela, mãe de dois filhos, hoje médicos com importantes papéis nas comunidades em que vivem e trabalham.

A ideia de escrever o livro veio após uma grande cirurgia de câncer de ovário e algumas complicações que deixaram Benedita Abreu fora do ar, respirando por aparelhos por uma semana, dos 16 dias em que passou numa Unidade de Terapia Intensiva. “Como acompanhantes tinha meus dois filhos, super dedicados, adivinhando os pensamentos e sonhando com tudo de que eu precisava. Eles assumiram todas as decisões, condutas e cuidados do meu tratamento”, conta.

No hospital ouviu muitas vezes a mesma pergunta: “Como se criam filhos assim? Quero que os meus sejam deste jeito”. Ela acabou dando dicas à equipe que a assistia sobre como lidar com crianças. E aceitou a possibilidade de compartilhar isso com mais pessoas através desta obra.

Apesar de não ser autoridade em Educação, Benedita Abreu destaca a importância de experiências pessoais junto às técnicas e ensi¬namentos de psicólogos e educadores, unindo-se bom senso, equilíbrio emocional dos pais, tudo para executar esta difícil tarefa com sucesso. Para ela, são indispensáveis regras de convivência e comunicação, limites e castigos, uso do elogio da maneira correta, incentivar a autonomia e as escolhas, dentre outros temas.

Nos dias atuais, a autora vive a experiência de ser avó como nova abor¬dagem do mesmo tema. Segundo ela, esta é uma nova oportunidade de participar na educação e crescimento, mas não com o papel de ensinar diretamente, porém o de orientar indiretamente os filhos e as noras a serem bons pais e cooperar nessa condução. “Sim, mas consciente de que temos agora um papel coadjuvante, não mais o papel principal, que já não é nosso, embora às vezes a gente se confunda”, admite.

SOBRE A AUTORA:

Benedita Abreu é médica com doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Casada e mãe de Evandro e Everardo Abreu, avó de Marina e Miguel.

SERVIÇO:

Como se criam filhos assim? Uma história de sucesso

Benedita Abreu

Editora: Autografia

Formato: 14x21cm // Páginas: 116 // Preço: R$ 36,90

Comentários
Assista ao vídeo