Cultura - Viagem

Três praias de Bombinhas têm certificação Bandeira Azul

6 de Setembro de 2021

O município catarinense ainda oferece infraestrutura hoteleira, gastronômica e de serviço com qualidade em ambiente seguro

As praias de Mariscal, Quatro Ilhas e da Conceição, localizadas no município catarinense de Bombinhas, estão certificadas com a Bandeira Azul para a temporada de verão 2020/2021. Trata-se de um selo de caráter socioambiental amplamente reconhecido em todo o mundo, que avalia uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente.

Mariscal
Foto: Divulgação

Neste ano, em tempos de pandemia, a certificação do FEE – Foundation for Environmental Education, uma instituição internacional com diversos integrantes representando seus respectivos países, no Brasil, é o Operador Nacional do Programa é o IAR – Instituto Ambientes em Rede, traz novo e positivo horizonte para o trade turístico do litoral de Santa Catarina. 

Receber a Bandeira Azul é conquistar a maior premiação global dedicada à gestão de praias e ao turismo sustentável. O selo ainda garante uma visita a ambiente limpo, seguro, com qualidade de água e com serviços e infraestruturas adequadas. 

Mariscal 

Mariscal, uma das maiores praias e uma das mais paradisíacas do município de Bombinhas, cercada de bela vegetação nativa, águas límpidas, é ótima opção para quem busca mais espaço na areia, ambiente perfeito para as crianças. O local é ideal para quase todo o tipo de turistas, aqueles que desejam dias de sol e relaxamento, ou os que não abrem mão de agitação e prática de esportes durante as férias. O nome Mariscal faz alusão à grande quantidade de mariscos encontrada nos costões da praia, que possui águas cristalinas e areias brancas e finas, à base de cristais de quartzo. 

As águas cristalinas são perfeitas para a realização de mergulhos contemplativos da vida marinha. Com quatro quilômetros de extensão, Mariscal conta com pontos de águas muito calmas e com ondas perfeitas para a prática de surf, bodyboard, windsurf e kitesurf. A faixa de areia clara e batida chama para uma caminhada no fim da tarde. A orla emoldurada pela vegetação de restinga preservada torna-se a paisagem uma verdadeira pintura.  

Também se pratica muito a pesca esportiva na região que por ter mar aberto oferece grande diversidade de vida marinha. Na descida da pista que leva à praia, pouco antes de chegar a Mariscal, tem três mirantes, em posições diferentes, para passar com o carro e curtir o visual. 

Mariscal é margeada pela Avenida Água Marinha, que foi reurbanizada e conta com estacionamento, ciclovia, praça e espaços de lazer.  A praia possui banheiros públicos, acessibilidade, serviço de guarda-vidas das 7h30 às 19h30, mar com condições de balneabilidade, cuidados com as áreas sensíveis e resíduos sólidos, atividades de educação ambiental e um código de conduta a ser seguido por todos os usuários. 

Quatro Ilhas 

A praia de Quatro Ilhas é cercada pela Ilha das Galés, Ilha do Arvoredo, Ilha Deserta e Ilha do Macuco, cada uma com uma beleza diferente, que foram a Reserva Marinha do Arvoredo, a mais importante de todo o estado de Santa Catarina. O cartão-postal do local é uma cruz de madeira encravada na areia à beira-mar. Moradores contam que a cruz foi encontrada por dois pescadores e que trouxe muita sorte e abundância na pesca de tainhas. 

Quatro Ilhas também merece destaque pelo seu cenário paradisíaco e pelas suas ondas ideais para a prática do surf. Há muitos anos, esta praia era conhecida pelos moradores locais como Praia de Fora, porque as suas águas estão localizadas em mar aberto. 

As quatro ilhas são apenas parte do visual encantador desta área de Bombinhas. A praia de águas claras e areias brancas são repletas de cristais de quartzo, fato que contribui para aumentar o ar místico do local. Uma bela e vasta faixa de vegetação preservada completa a paisagem. 

Quatro Ilhas é um ótimo lugar para passar uma tarde agradável com os amigos ou família. A faixa de areia da praia tem um quilômetro de extensão. Nela, turistas e moradores aproveitam para pegar sol, conversar e relaxar. O local também traz atrações para quem gosta de fazer turismo ecológico. A praia apresenta um pequeno morro, onde é possível fazer trilhas ecológicas. 

Conceição 

A praia da Conceição é separada da Praia de Canto Grande Mar de Fora por uma pequena porção de terra que avança para o mar, a Ilhota, e fica no caminho para o Morro do Macaco e é ponto de partida para a praia da Tainha. 

A praia abriga uma das paisagens mais paradisíacas do município de Bombinhas. Cercada por morros e com uma vegetação exuberante, é protegida dos ventos, fica no caminho para o Morro do Macaco e é ponto de partida para a praia da Tainha. 

Suas águas são calmas, quase sem ondas, e o mar parece uma imensa piscina natural, distribuída nos 450 metros de extensão de orla. A Praia da Conceição reúne muitas famílias, pois tem fácil acesso, e também praticantes de mergulho e snorkel, que podem observar toda rica fauna e flora subaquáticas da região. 

Diferencial de Bombinhas 

Santa Catarina possui uma variedade impressionante de praias, e o destaque fica por conta de Bombinhas, que possui 40, muito bem avaliadas no Tripadvisor, maior site de viagens do mundo, e agora com três praias Bandeira Azul. 

Localizado na península de Porto Belo, no litoral norte catarinense, o município conta com infraestrutura hoteleira e gastronômica completa, e serviços de qualidade em diversos segmentos de serviços de qualidade.  

Bombinhas ainda é caracterizado por oferecer o maior número de imóveis com um diferencial bem peculiar que atrai o turista que busca conforto, praticidade e funcionalidade para passar as férias em família. São apartamentos de locação de temporada com conceito de hotel. 

Locação por temporada 

Com base de negócios no município de Bombinhas, a Mattos Investimentos oferece apartamentos para alugar com condições ideais para a família, com acesso às praias Bandeira Azul, infraestrutura de lazer completa, como piscina, academia e áreas de lazer. São apartamentos amplos, com sala, cozinha e até três quartos, totalmente equipados, confortáveis e finamente decorados, além dos serviços de portaria, estacionamento e sistemas de segurança. 

De acordo com Mario Mattos, diretor da Mattos Investimentos, a empresa tem opções de locação de apartamento no Residencial Punta Blu, Residencial Porto Madero e Residencial Boulevard Bombinhas. Todas as unidades oferecem funcionalidade e conforto para os hóspedes, com a vantagem de dispor de serviços comuns a hotéis como, por exemplo, camas prontas, amenities de cozinha e amenities de higiene da L'Occitane en Provence. Um diferencial no cardápio de serviços é a cama pet para quem viaja com seu bichinho de estimação. Outro diferencial é o pagamento facilitado em até 12 vezes. 

As equipes de limpeza que atendem os apartamentos obedecem aos protocolos de higienização e sanitização e utilizam produtos hospitalares com certificação ambiental. Os empreendimentos administrados pela Mattos possuem acabamentos de alto desempenho visual e construtivo, plantas inteligentes que permitem utilização confortável de todo o apartamento, isolamento acústico entre pavimentos e soluções inovadoras para rigoroso controle de acesso aos edifícios.

Comentários
Assista ao vídeo